Notícias

Estado de atenção para alagamentos na zona sul às 15h30

11/03/2023 15:38 - Sábado

Estado de atenção para alagamentos:

 

Zona Sul              às 15h30

 

Áreas de instabilidade formadas pelo ar quente e úmido estão provocando chuva moderada a forte entre as subprefeituras de Capela do Socorro e Parelheiros, no extremo da zona sul da Capital paulista e o município de São Bernardo do Campo, no Grande ABC. O deslocamento é lendo rumo ao litoral. O radar meteorológico também mostra chuva com forte intensidade entre os municípios de Ferraz de Vasconcelos, Suzano e Mogi das Cruzes. Nas próximas horas, novas áreas de instabilidade que se deslocam do interior rumo à Grande São Paulo devem provocar mais chuva. Há potencial para rajadas de vento, descargas elétricas e formação de alagamentos. Devido ao solo encharcado e ao grande volume de chuva dos últimos dias, há probabilidade de transbordamento de pequenos rios e córregos, desabamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco. 

 

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

 

 

- Evite transitar em ruas alagadas

 

 

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

 

 

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

 

 

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

 

 

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

 

Tendência para os próximos dias:

 

No domingo (12), o céu continua com muitas nuvens, acontecem aberturas de sol e a sensação de tempo abafado continua. À tarde, a formação de áreas de instabilidade provoca chuva com até forte intensidade, acompanhada de trovoadas. Há potencial para formação de alagamentos e rajadas de vento. Ainda chove no início da noite, porém de forma isolada e com menor volume. Mínima de 18°C e máxima de 27°C.

 

Na segunda-feira (13), o sol aparece entre nuvens pela manhã e a temperatura apresenta rápida elevação. Entre a tarde e o início da noite, o calor e a entrada da brisa marítima geram áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas moderadas a fortes. Há potencial para rajadas de vento, descargas elétricas e formação de alagamentos. Os termômetros oscilam entre 18°C e 28°C.