Notícias

Pancadas isoladas de chuva entre as zonas norte e oeste

12/03/2023 10:42 - Domingo

A manhã deste domingo (12) prossegue com tempo instável na Capital e Grande São Paulo. Imagens do radar meteorológico mostram chuva em forma de pancadas isoladas com fraca a moderada intensidade entre a zona norte e a Vila Leopoldina e Jaguaré, na zona oeste. Este sistema está se deslocando lentamente de nordeste para sudoeste. As chuvas com até moderada intensidade atingem os municípios de Osasco, Carapicuíba, Mairiporã, Cajamar, Pirapora do Bom Jesus, Embu Guaçu e Juquitiba. 


Os dados pluviométricos do CGE da Prefeitura de São Paulo, mostram que até às 7h da manhã de hoje (12/03), março acumulou até o momento 111,9mm, o que representa aproximadamente 63,0% da média do mês que é de 177,6mm. Além disso, março de 2023 registrou chuva em 11 dias, sendo que a média de dias de chuva é de 21 dias.


A sensação é de tempo abafado. A máxima alcança os 26°C, e a umidade do ar será superior a 60%. 


Nas próximas horas, o tempo permanece instável. A propagação de áreas de instabilidade provoca chuva inicialmente isolada, mas que ganha força com a entrada da brisa marítima. Há potencial para pancadas fortes com potencial para rajadas de vento, formação de alagamentos e transbordamentos de pequenos rios e córregos. O solo encharcado aumenta o risco de inundações, desabamentos e deslizamentos de terra. A noite ainda será chuvosa, porém com precipitações de leve a moderada intensidade.


Tendência para os próximos dias:


O cenário se repete nesse início de semana. Muita atenção com o solo encharcado, pois o mesmo mantém alto o risco de deslizamentos de terra nas áreas de encosta. As recentes simulações atmosféricas mostram que as precipitações perdem força a partir da próxima quarta-feira (15).


Na segunda-feira (13), muitas nuvens e aberturas de sol pela manhã. O tempo abafado e úmido gera áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas com intensidade moderada a forte à tarde. Há potencial para alagamentos, rajadas de vento e transbordamentos de pequenos rios e córregos. Mínima de 19°C e máxima de 27°C.



Na terça-feira (14), sol entre nuvens entre a manhã e as primeiras horas da tarde. A partir do meio da tarde, o calor e a entrada da brisa marítima favorecem a formação de instabilidades que provocam pancadas isoladas de chuva acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e potencial para formação de alagamentos. Os termômetros variam entre 18°C ao amanhecer e 28°C à tarde.