Notícias

O tempo segue instável na Capital paulista

30/05/2023 21:40 - Terça-feira

As próximas horas transcorrem com chuva de fraca intensidade e temperaturas em gradual declínio na Capital paulista. Dados das estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo apontam temperatura média de 15°C. Região de Parelheiros, na zona sul, está com 13°C. A umidade relativa do ar segue em 93%.


As últimas imagens do radar meteorológico indicam chuva de fraca intensidade atuando nos bairros de Perus  e  Pirituba, ambos na zona norte. O tempo segue instável durante as próximas horas podendo ocorrer chuva com até moderada intensidade na Grande São Paulo.


O último recorde de menor mínima do ano ocorreu em 16/05/2023 com 9,8°C de média na cidade. Já a menor mínima absoluta, aquela observada em um único local, ocorreu em Parelheiros, Zona Sul, com 3,9°C, também em 16/05/2023. 


Por outro lado, a menor máxima média na cidade deste ano ocorreu em 05/01/2023 com 18,3°C, e a menor máxima absoluta foi registrada em 19/02/2023 com 17,1°C em Parelheiros, Zona Sul.


O banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostra que maio acumulou até o momento 15,8mm, o que equivale aproximadamente a 28,5% dos 55,5mm esperados para o mês. A Capital paulista permanece em estado de atenção para baixas temperaturas, decretado pela Defesa Civil Municipal, desde às 11h da última quinta-feira (11). 


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


De acordo com as últimas simulações atmosféricas, maio deve terminar com chuva significativa, por conta da propagação de um sistema de baixa pressão atmosférica, que deve provocar chuva com volumes elevados em boa parte do estado, inclusive na Capital paulista e região metropolitana a partir da madrugada de quarta-feira (31). O sistema tem deslocamento rápido e potencial para fortes rajadas de vento.


A quarta-feira (31) será marcada por tempo instável e chuvoso desde a madrugada, em decorrência do avanço de um sistema de baixa pressão atmosférica com fluxo de noroeste para sudeste. As precipitações devem ser generalizadas com intensidade moderada, por vezes forte, e vêm acompanhadas de trovoadas e eventuais rajadas de vento que podem superar os 60km/h. Em função das instabilidades, as temperaturas permanecem baixa, com mínima em torno dos 15°C e máxima na casa dos 17°C, com os menores índices de umidade do ar acima dos 70%. Portanto, essa pequena amplitude térmica vai manter a sensação de frio no decorrer do dia, que termina com chuva fraca e chuviscos isolados. É importante salientar que as precipitações mesmo com rápido deslocamento podem provocar a formação de alagamentos na Grande São Paulo.


A quinta-feira (01) deve iniciar com uma madrugada de céu com muitas nuvens, chuviscos ocasionais e termômetros em torno dos 15°C. No decorrer do dia, sol entre nuvens, porém sem a elevação significativa da temperatura. A máxima não deve superar os 20°C, com percentuais mínimos de umidade acima dos 65%. Não há previsão de chuva significativa, apenas garoa intermitente, principalmente nas regiões mais próximas do extremo sul da Capital entre o fim da tarde e o início da noite.