Notícias

Sábado (29) com céu encoberto, garoa e frio na Capital paulista

29/07/2023 09:10 - Sábado

A manhã deste sábado (29) apresenta céu encoberto e garoa na Capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a média da temperatura máxima registrada na madrugada foi de 16,7°C. A menor máxima absoluta de hoje, 14,2°C, foi registrada em Parelheiros, no extremo da zona sul.


A frente fria que provocou um pouco de chuva ontem entre o fim da tarde e a noite já se afastou para o litoral fluminense. Com isso, os ventos de retaguarda desse sistema, que sopram de quadrante sul, facilitam a entrada de umidade e a formação de muitas nuvens em toda a faixa leste paulista, deixando o tempo fechado e úmido. 


Ao longo do dia, a tendência é de temperatura em declínio. Os chuviscos serão ocasionais e a sensação de frio persiste, com previsão de mínima de 13°C à noite. 


O último dia em que a cidade de São Paulo registrou chuva significativa foi em 15/06 com 7,1mm de média. Portanto, são 43 dias sem índice pluviométrico significativo. A maior sequência de dias sem chuva significativa já registrada em São Paulo, conforme os dados do CGE, ocorreu no ano de 2012, entre julho e setembro, somando 62 dias sem precipitação.


De acordo com os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, julho deste ano registrou até o momento apenas 7,8mm de chuva, o que equivale a aproximadamente 18,3% dos 42,6mm esperados para o mês.


Tendência para os próximos dias:


As recentes simulações atmosféricas apontam que a próxima semana terá predomínio de sol e tempo seco. As temperaturas apresentam gradual elevação.


O domingo (30) terá chuviscos entre a madrugada e o amanhecer. No restante do dia, muitas nuvens e poucas aberturas de sol. Os termômetros oscilam entre 13°C e 20°C, e a umidade relativa do ar será superior a 60%.


Na segunda-feira (31), muitas nuvens e formação de névoa úmida ao amanhecer. Ainda pela manhã, a nebulosidade se dissipa e o sol passa a predominar, o que vai facilitar a rápida elevação da temperatura. Mínima de 12°C e máxima de 24°C. A umidade do ar apresenta declínio, com percentuais mínimos em torno dos 40%.