Notícias

Frio e temperaturas em declínio na Capital paulista

27/08/2023 21:22 - Domingo

O fim de noite na Capital paulista segue frio e as temperaturas permanecem em declínio. A temperatura média observada é de 11,1°C. Em Parelheiros, na zona sul, registra-se 10°C. A umidade relativa do ar segue em 99%. Neste fim de noite e próxima madrugada, o céu fica predominantemente encoberto com garoa e chuvisco. 

Os termômetros da rede de estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura registraram média de 12,6°C no período da tarde, caracterizando desta forma mais um recorde de tarde mais fria do ano e do inverno, superando os 14,8°C registrado na tarde do último sábado (26).

De acordo com o banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, agosto de 2023 registrou até às 14h deste domingo (27), 24,6mm de chuva, o que representa 82,8% dos 29,7mm esperados para o mês.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São Paulo mantém o estado de ALERTA para baixas temperaturas em toda a Capital desde às 17h20 deste domingo (27).

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As simulações atmosféricas mais recentes seguem indicando que a última semana de agosto será chuvosa e com temperaturas abaixo da média. A chegada do ar frio de origem polar impulsionado pelo sistema de alta pressão atmosférica sobre o oceano, mantém as temperaturas baixas e com chuva intermitente nos próximos dias, principalmente na faixa leste do estado. 

A segunda-feira (28) também será marcada pela instabilidade atmosférica ao longo do dia. Na madrugada, os termômetros devem registrar 11°C, céu com muitas nuvens, chuviscos e chuva fraca intermitente. No restante do dia essa condição se mantém. A temperatura máxima não passa dos 14°C, com percentuais mínimos de umidade do ar acima dos 70%.

Na terça-feira (29), a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa paulista deve provocar pancadas isoladas de chuva no decorrer do dia, que terá sol entre muitas nuvens e termômetros variando entre mínima de 12°C e máxima por volta dos 16°C. Os índices de umidade do ar continuam elevados, com valores mínimos acima dos 65%.