Notícias

Sol e temperaturas em elevação na manhã deste domingo (03) em SP

03/09/2023 09:48 - Domingo

Após forte temporal na noite anterior e parte desta madrugada de domingo (03), o dia começou com sol entre poucas nuvens. Os termômetros das estações meteorológicas do CGE registraram média de 17,5°C na madrugada. O predomínio de sol vai favorecer a elevação rápida da temperatura, que deve atingir os 30°C nas horas de maior aquecimento. A umidade do ar estará em declínio, com valores mínimos por volta dos 35%. 

A partir da tarde novas áreas de instabilidade devem se propagar do interior em direção à RMSP e à Capital. Há risco de novos temporais, acompanhados de raios, eventuais rajadas de vento que podem superar os 50km/h, bem como queda de granizo. Essa condição meteorológica aumenta a probabilidade de formação de alagamentos, transbordamento de rios, córregos e queda de árvores.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Uma nova frente fria chega ao litoral paulista no início da próxima semana. O sistema estará associado a áreas de instabilidade sobre o continente, que potencializam a ocorrência de chuvas fortes sobre a RMSP e litoral. As temperaturas entram em declínio por pouco tempo, mas voltam a se elevar a partir da próxima quinta-feira (07), onde não há previsão de chuva.

Na segunda-feira (04), o ambiente atmosférico será de pré-frontal, ou seja, a aproximação de uma frente fria vai promover a elevação das temperaturas. Mínima em torno dos 19°C, máxima muito próxima dos 32°C e taxas de umidade do ar entre 31% e 90%. As chuvas devem ocorrer a partir da tarde de forma intermitente e se prolongam para o período da noite, com risco de formação de alagamentos.

Na terça-feira (05), o sistema frontal deve chegar ao litoral paulista no decorrer do dia trazendo precipitações mais generalizadas. O cenário será de um dia chuvoso, com muitas nuvens e declínio das temperaturas. Mínima em torno dos 15°C e máxima ao redor dos 20°C. Em contrapartida, a umidade do ar estará elevada, com valores mínimos acima dos 65%. O risco para a formação de alagamentos, e escorregamentos de terra permanece elevado, em função da continuidade das chuvas até a quarta-feira (06).