Manhã de segunda-feira (18) com temperatura em rápida elevação em SP
18/09/2023 09:36 - Segunda-feira
A segunda-feira (18) na Capital paulista começou com termômetros bem acima da média para setembro durante a madrugada, que é de 15,1°C. As estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo registraram média de 18,9°C. O predomínio de sol desde as primeiras horas desta manhã favorece a rápida elevação das temperaturas, com previsão de máxima em torno dos 32°C. Em contrapartida, os percentuais mínimos de umidade do ar se mantêm em torno dos 25% nas horas de maior aquecimento. No fim da tarde, mesmo com a chegada da brisa marítima, não há expectativa de chuva.
O banco de dados do CGE mostra que até o momento setembro registrou 44,2mm de chuva, o que equivale a aproximadamente 64,7% dos 68,3mm esperados para o mês. No decorrer do dia o predomínio de sol favorece a rápida elevação das temperaturas, com máximas que podem chegar aos 32°C e índices de umidade entre 25% e 90%.
Ontem, domingo (17), a Capital paulista registrou um novo recorde de temperatura máxima, com média de 33,1°C, superando o dia 13 de setembro, que aferiu 33,0°C. A maior máxima absoluta ocorreu no bairro de São Miguel Paulista com 34,1°C.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A última semana que antecede o término do inverno será marcada por uma forte massa de ar seco sobre o Brasil, que caracteriza um bloqueio atmosférico, Esta condição meteorológica impede a passagem de frentes frias e inibe a formação de nuvens que provocam tempestades. As simulações atmosféricas mais recentes indicam alta probabilidade de novos recordes de temperatura máxima ao longo da semana, principalmente entre a sexta-feira (22) e o domingo (24). Alerta-se que estas condições meteorológicas dificultam a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar principalmente nos grandes centros urbanos.
Na terça-feira (19) o quadro sinótico se mantém. Madrugada com poucas nuvens e termômetros por volta dos 19°C. No decorrer do dia, poucas nuvens e predomínio de sol, o que faz a temperatura máxima atingir os 32°C nas horas mais quentes do dia, enquanto as taxas de mínimas de umidade se mantem a redor dos 25%. O dia vai terminar sem previsão de chuva.
O cenário atmosférico persiste ao longo da quarta-feira (20), sol entre poucas nuvens e céu claro no decorrer dia. Mínima de 18°C na madrugada e 32°C durante o período da tarde. A umidade do ar se mantém baixa com valores mínimos próximos aos 28%. Será mais um dia sem previsão de chuva para Capital e RMSP.