Noite segue com sensação de calor e sem previsão de chuvas
19/09/2023 21:01 - Terça-feira
Capital segue com temperaturas amenas e tempo estável. No momento as estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo registram temperatura média de 22,6°C e umidade relativa do ar em torno dos 69%. A próxima madrugada deve marcar média mínima de 18°C.
As próximas horas seguem com tempo estável e sem expectativa de chuvas.
De acordo com os dados do CGE, hoje a Capital paulista registrou temperatura média de 32,2°C. A maior temperatura absoluta foi registrada na Freguesia do Ó, na Zona Norte, com 34,3°C. O recorde de temperatura máxima do inverno de 2023 segue sendo o registrado no dia 18 de setembro com 33,3ºC. O recorde de maior máxima absoluta do inverno de 2023 também segue sendo aquele registrado no bairro da Freguesia do Ó, Zona Norte, com 34,5ºC no dia 18 de setembro.
Hoje a umidade relativa do ar chegou aos 29,1% de média mínima. A menor umidade absoluta foi registrada na estação da Sé, no centro, com 18,5°C. O recorde de menor umidade relativa do ar do inverno de 2023, segue sendo aquele registrado no dia 13 de julho com 22,6% de média mínima. O recorde de menor umidade absoluta segue sendo aquele que também foi registrado no dia 13 de julho na estação da Sé, com 17,4%.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A última semana do inverno está sendo marcada por uma forte massa de ar quente que se espalhou por grande parte do país, inclusive sobre o estado de São Paulo, gerando um bloqueio atmosférico que impede a livre passagem das frentes frias e outros sistemas meteorológicos que provocam chuva. A semana quente, com forte calor e baixos índices de umidade do ar deve registrar recordes de temperatura máxima na Capital paulista entre a sexta-feira (22) e o domingo (24). Alerta-se que estas condições meteorológicas dificultam a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar principalmente nos grandes centros urbanos.
A quarta-feira (20) vai começar com uma madrugada de poucas nuvens e termômetros na faixa dos 18°C, bem acima da média para setembro, que é de 15,1°C. No decorrer do dia, predomínio de sol entre poucas nuvens e céu claro, o que permite a rápida elevação da temperatura. Máxima prevista de 32°C com os índices de umidade do ar entre 29% e 90%. O dia deve terminar com poucas nuvens e sem previsão de chuva.
Na quinta-feira (21), as condições atmosféricas permanecem muito semelhantes ao dia anterior, ou seja, sem previsão de chuva e predomínio de sol entre poucas nuvens. As temperaturas variam entre mínima de 17°C na madrugada e 32°C nas horas mais quentes do dia. As taxas de umidade do ar oscilam entre 28% e 90%.