Notícias

Mais uma tarde de forte calor na Capital paulista

26/09/2023 17:26 - Terça-feira

A Capital paulista viveu mais uma tarde de forte calor, onde a média da temperatura máxima chegou aos 34,5°C e os menores índices de umidade do ar permaneceram ligeiramente acima dos 30%. Na estação meteorológica de São Miguel Paulista, na Zona Leste, o valor absoluto atingiu 36,7°C. Vale salientar que ao longo de setembro, a maior média do mês continua sendo a registrada no último domingo (24), com 36,5°C. A temperatura média registrada hoje passa a ser a segunda mais alta deste setembro. Ainda de acordo com os dados do CGE da Prefeitura de |São Paulo, hoje é o décimo dia em que as temperaturas observadas ficaram acima dos 30°C. As próximas horas seguem com sensação de calor e sem previsão de chuva.

Conforme informações do banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, até o momento setembro registrou 47,2mm de chuva, o que equivale a aproximadamente 69,1% dos 68,3mm esperados para o mês.  A Defesa Civil da Cidade de São Paulo, nos termos do Art. 5º da Portaria 1062/2023, decretou estado de ALERTA para Altas Temperaturas a partir do dia 26/set/23. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A massa de ar quente segue proporcionando dias com temperaturas elevadas em São Paulo. Porém, a partir da quinta-feira (28), a propagação de uma área de baixa pressão atmosférica pelo litoral paulista vai trazer alívio parcial em relação ao forte calor que se mantém desde o dia 17 de setembro, com temperaturas acima dos 30°C. A última semana de setembro deve terminar com chuvas intermitentes entre o fim das tardes e o início da noite. 

A quarta-feira (27) deve apresentar uma madrugada de tempo abafado com temperaturas em média na casa dos 24°C. A propagação de uma área de baixa pressão atmosférica ao largo do litoral de São Paulo vai proporcionar condições ideais para a ocorrência de pancadas de chuva moderada a forte a partir do fim da tarde. A chuva vem acompanhada de descargas elétricas (raios) e eventuais rajadas de vento que podem superar os 50km/h. A temperatura mínima deve ser registrada no período da noite, com valores em torno dos 19°C e máxima por volta dos 35°C, com índices de umidade do ar acima dos 27%. Há risco de formação de alagamentos e quedas de árvores.

A quinta-feira (28) deve amanhecer com céu nublado, vento predominante de sudeste e temperatura mínima na casa dos 15°C. O dia será marcado por muitas nuvens, o que dificulta a elevação das temperaturas. Máxima prevista de apenas 18°C e taxas mínimas de umidade do ar acima dos 60%. Ao longo do dia não se descartam momentos de chuva fraca e chuviscos, principalmente entre a tarde e o período da noite.