Sol aparece entre nuvens neste início de tarde, mas ainda há previsão de chuva até o final do dia
01/10/2023 12:19 - Domingo
O tempo permaneceu instável com chuvas moderadas alternadas com períodos de melhoria ao longo de toda a manhã deste domingo, o que impediu a elevação significativa das temperaturas. As estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo registram termômetros em torno dos 20°C e índices de umidade acima dos 85% neste início de tarde. Os dados do CGE mostram que setembro terminou com 74,2mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 8,6% acima dos 68,3mm esperados para o mês. Por outro lado, outubro registrou somente nesta madrugada 28,4mm, ou seja, 23% dos 107,8mm que representam a média histórica.
Nas próximas horas as chuvas dão uma trégua e o sol aparece entre muitas nuvens, o que favorece a gradativa elevação das temperaturas com máximas que podem chegar aos 24°C. No decorrer da tarde as instabilidades voltam a ganhar força e devem provocar novas pancadas de chuva. Ainda há condições para pontos passageiros de até moderada intensidade com raios e algumas rajadas de vento, o que em conjunto com o solo encharcado mantém elevado o potencial para formação de alagamentos, deslizamentos de terra e queda de árvores na Grande São Paulo.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
O sistema frontal se afasta do litoral paulista e o tempo melhora, porém os ventos úmidos do oceano ainda devem causar muita nebulosidade e chuviscos no início da próxima semana.
Na segunda-feira (02) o sistema frontal se afasta do litoral paulista, mas os ventos úmidos do oceano ainda devem causar muita nebulosidade e chuviscos, além de manter as temperaturas mais baixas ao longo do dia. As mínimas oscilam em torno dos 17°C, enquanto as máximas não devem superar os 22°C.
A terça-feira (03) deve apresentar sol entre nuvens e temperaturas em gradativa elevação no decorrer do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 16°C e máximas que podem chegar aos 28°C. No final da tarde a nebulosidade volta a aumentar com a chegada da brisa marítima, entretanto não há previsão de chuvas significativas para a Grande São Paulo.