Temperaturas em lenta e gradual elevação em SP
06/10/2023 09:38 - Sexta-feira
A sexta-feira (06) na Capital paulista começou com muitas nuvens, redução de visibilidade provocada por névoa úmida e nevoeiro localizado em alguns bairros e aeroportos. Ainda nesta manhã a nebulosidade diminui, o sol aparece com maior predominância, o que permite a elevação da temperatura até os 30°C. No período da tarde, o calor e a disponibilidade de umidade na atmosfera devem gerar núcleos isolados de chuva na Capital e RMSP. A umidade do ar apresenta valores mínimos acima dos 45%. No período da noite não há previsão de chuvas significativas, apenas variação de nebulosidade.
De acordo com o banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, outubro de 2023 registrou até às 07h de hoje, 80,5mm de chuva, o que equivale a 74,7% dos 107,8mm esperados para o mês. Vale salientar, que este volume de chuva ficou concentrado em apenas três dias.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
As simulações atmosféricas mais recentes indicam um final de semana chuvoso no estado paulista, o que inclui a Capital e Grande São Paulo. Os maiores volumes devem ocorrer entre o sábado (07) e principalmente no decorrer do domingo (08). São esperados elevados volumes de precipitação, que em conjunto com o solo encharcado, elevam o potencial para transbordamentos de rios e córregos, deslizamentos de terra em áreas de risco e quedas de árvores.
O sábado (07) deve iniciar com céu nublado e termômetros por volta dos 20°C. A partir da tarde a atuação de áreas de instabilidade oriundas da região Centro-Oeste do país, com fluxo em direção à RMSP provocam temporais localizados com até forte intensidade, acompanhados de raios, e eventuais rajadas de vento. Essa condição aumenta sensivelmente o risco de quedas de árvores, formação de alagamentos e elevação dos níveis de rios e córregos. A temperatura máxima no período da tarde deve atingir os 32°C, com percentuais mínimos de umidade ao redor dos 30%.
O domingo (08) promete ser chuvoso desde a madrugada, por conta da atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, associadas à proximidade de uma nova frente fria, que deve se manter estacionária até o início da próxima semana entre o litoral de São Paulo e do Paraná. São esperados volumes expressivos de precipitação em várias regiões do estado paulista, bem como na Capital e cidades vizinhas da Grande São Paulo, incluindo a faixa leste e o litoral. Em função das chuvas e do tempo chuvoso as temperaturas se mantêm mais baixas. Mínima de 18°C e a máxima não deve superar os 26°C. Os menores valores de umidade devem permanecer acima dos 70%.