Calor já começa a gerar áreas de instabilidade na Grande São Paulo
24/10/2023 16:10 - Terça-feira
O predomínio de sol favoreceu a rápida elevação das temperaturas, provocando uma tarde de calor nesta terça-feira. De acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo, os termômetros chegaram aos 34°C e os índices de umidade atingiram valores próximos aos 30%. A série histórica do CGE, que teve início em 1995, mostra que este é o segundo outubro mais chuvoso desde então, perdendo apenas para os 215,2mm registrados em 2001. Este outubro de 2023 registrou até o momento 200,6mm, ou seja, 86,1% acima dos 107,8mm esperados para o mês.
O calor e a aproximação de uma frente fria já geram áreas de instabilidade na região de Sorocaba, que devem atingir a Capital paulista com pancadas isoladas de chuva nas próximas horas. No decorrer da noite e próxima madrugada as instabilidades devem ganhar força, provocando chuvas mais generalizadas. Há condições para pontos de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A propagação da frente fria pelo litoral paulista muda o tempo, provocando chuvas generalizadas, rajadas de vento e declínio das temperaturas, o que eleva o potencial para formação de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra na Grande São Paulo.
Na quarta-feira (25) deve começar com muita nebulosidade e pancadas de chuva durante a madrugada. No decorrer do dia ocorrem períodos de melhoria e o sol pode aparecer entre muitas nuvens, com temperaturas variando entre mínimas de 18°C e máximas de 26°C. No decorrer da tarde as instabilidades ganham força, provocando chuvas na forma de pancadas generalizadas.
A quinta-feira (26) segue com tempo nublado e chuvoso na Grande São Paulo. Apesar dos períodos de melhoria ao longo do dia, os termômetros devem variar entre mínimas de 17°C e máximas que não devem superar os 23°C.