Manhã de terça-feira (14) termina com céu claro e estado de alerta máximo para altas temperaturas na cidade
14/11/2023 12:05 - Terça-feira
Manhã de terça-feira (14) termina com céu claro, sensação de calor e temperaturas em elevação na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 35,5°C em média. A máxima pode chegar aos 38°C. Nas estações meteorológicas automáticas da Vila Mariana, Zona Sudeste, e Butantã, Zona Oeste, já marcam 37°C.
A Defesa Civil Municipal, com base nos dados meteorológicos do CGE da Prefeitura de São Paulo, decretou estado de ALERTA MÁXIMO para altas temperaturas, às 11h. Nestas situações é recomendado evitar o sol forte, passar protetor solar, umidificar o ambiente, tomar muita água e suspender os exercícios físicos ao ar livre.
Com base na Portaria n° 1062 de 19/09/2023, que estabelece o Plano de Contingência para Situações de Altas Temperaturas, a escala é: Estado de Observação – todo o período de vigência do Plano; Estado de Atenção – quando as temperaturas atingirem 32°C; Estado de Alerta – quando as temperaturas atingirem 35°C; Estado de Alerta Máximo – quando as temperaturas superarem os 37°C - estado excepcional de temperatura que demanda a mobilização do Comitê Permanente de Gestão de Situações de Baixas e Altas Temperaturas.
Na segunda-feira 13 de novembro a cidade registrou a maior temperatura máxima do ano. Foram 37,8°C de média. Esta foi também a maior máxima já registrada em um mês de novembro e também a maior máxima de todo o histórico do CGE Prefeitura de São Paulo que mantém informações de temperatura na cidade desde 2004.
Na estação meteorológica automática do CGE da Prefeitura de São Paulo Vila Mariana, na Zona Sudeste, ocorreu a maior máxima absoluta, aquela registrada em um único local, com 39,5°C. Esta foi a maior absoluta de todo o mês de novembro. A maior absoluta de todo o histórico do CGE desde 2004, permanece a do dia 27/09/2004, na Freguesia do Ò, Zona Norte, com 40,4°C.
A umidade relativa do ar oscila em torno de 35% e pode marcar até 20% nas próximas horas. O calor e a chegada da brisa marítima no fim da tarde, proporcionam condições favoráveis para a ocorrência de chuva rápida de curta duração e baixo volume.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A onda de calor permanece atuando nos próximos dias, com probabilidade de novos recordes de temperatura até a quinta-feira (16). As últimas simulações atmosféricas indicam também o retorno das chuvas mais fortes entre o sábado (18) e a segunda-feira (20), com volumes elevados de precipitação.
Na quarta-feira (15), feriado comemorativo ao Dia da Proclamação da República, as condições meteorológicas dos últimos dias se mantêm, ou seja, madrugada abafada, poucas nuvens e termômetros ao redor dos 22°C. O dia será marcado por forte calor, temperatura máxima prevista de 36°C e percentuais mínimos de umidade do ar na casa dos 23%. Entre o meio e o fim da tarde são esperadas chuvas rápidas e isoladas, sem uma região preferencial para o início das precipitações. Noite com sensação de tempo abafado.
Na quinta-feira (16) o quadro sinótico permanece idêntico aos dias anteriores. Madrugada com termômetros em torno dos 23°C, céu claro e rápida expansão das temperaturas a partir do amanhecer. A máxima prevista é de 38°C, podendo estabelecer um novo recorde. índices de umidade do ar abaixo dos 30% e chuva rápida e isolada no período da tarde.