Notícias

Em SP a noite de terça-feira (14) segue com céu nublado e termômetros em 22ºC

14/11/2023 21:20 - Terça-feira

As últimas horas da noite de terça-feira (14) seguem com aumento na quantidade de nuvens e gradual declínio na temperatura. Os termômetros localizados nas estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo encontram-se oscilando em torno dos 22ºC. Não há registro de chuva na capital paulista, entretanto, há expectativa para ocorrência de pontos isolados e ocasionais de chuviscos e chuva fraca para o decorrer do período.

A Defesa Civil Municipal manteve a cidade em estado de atenção para baixa umidade relativa do ar entre 12h20 e 15h38. A umidade relativa do ar oscilou em torno de 30% na cidade, e o menor valor foi registrado foi na estação meteorológica automática do CGE, no Centro da idade.

A tarde desta terça-feira (14) registrou máxima média de 37,3°C na cidade, e garoa rápida e isolada no Alto do Ipiranga, Zona Sudeste e em Santo Amaro, Zona Sul. As próximas horas seguem sem previsão de chuvas significativas na cidade.

A maior temperatura máxima média do ano, do mês de novembro e de todo o histórico do CGE da Prefeitura de São Paulo desde 2004, permanece a registrada em 13/11/2023 com 37,8°C de média na cidade.

A Defesa Civil Municipal, com base nos dados meteorológicos do CGE da Prefeitura de São Paulo, mantém o estado de ALERTA MÁXIMO para altas temperaturas, em toda a cidade desde às 11h do dia 13/11/2023. Nestas situações é recomendado evitar o sol forte, passar protetor solar, umidificar o ambiente, tomar muita água e suspender os exercícios físicos ao ar livre.

Com base na Portaria n° 1062 de 19/09/2023, que estabelece o Plano de Contingência para Situações de Altas Temperaturas, a escala é: Estado de Observação – todo o período de vigência do Plano; Estado de Atenção – quando as temperaturas atingirem 32°C; Estado de Alerta – quando as temperaturas atingirem 35°C; Estado de Alerta Máximo – quando as temperaturas superarem os 37°C - estado excepcional de temperatura que demanda a mobilização do Comitê Permanente de Gestão de Situações de Baixas e Altas Temperaturas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A onda de calor permanece atuando nos próximos dias, com probabilidade de novos recordes de temperatura até a quinta-feira (16). As últimas simulações atmosféricas indicam também o retorno das chuvas mais fortes entre o sábado (18) e a segunda-feira (20), com volumes elevados de precipitação.

Na quarta-feira (15), feriado comemorativo ao Dia da Proclamação da República, as condições meteorológicas dos últimos dias se mantêm, ou seja, madrugada abafada, poucas nuvens e termômetros ao redor dos 22°C. O dia será marcado por forte calor, temperatura máxima prevista de 36°C e percentuais mínimos de umidade do ar na casa dos 23%. Entre o meio e o fim da tarde são esperadas chuvas rápidas e isoladas, sem uma região preferencial para o início das precipitações. Noite com sensação de tempo abafado.

 

Na quinta-feira (16) o quadro sinótico permanece idêntico aos dias anteriores. Madrugada com termômetros em torno dos 23°C, céu claro e rápida expansão das temperaturas a partir do amanhecer. A máxima prevista é de 38°C, podendo estabelecer um novo recorde. Índices de umidade do ar abaixo dos 30% e chuva rápida e isolada no período da tarde.