Tarde sol entre muitas nuvens na Capital paulista
21/11/2023 16:32 - Terça-feira
A tarde desta terça-feira (21) segue com sol entre muitas nuvens e vento soprando de sudeste. Os períodos de sol no decorrer do dia foram suficientes para que a temperatura máxima chegasse em média aos 30,6°C, enquanto os índices mínimos de umidade do ar se mantiveram acima dos 40%. As estações meteorológicas automáticas do CGE já apresentam o declínio gradual da temperatura. A probabilidade de chuva rápida e isolada na RMSP diminuiu significativamente, entretanto ainda podem ocorrer núcleos isolados de curta duração até o início da noite.
O banco de dados do CGE mostra que novembro registrou até o momento 75,9mm, ou seja, 56% dos 135,5mm esperados para o mês.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
No decorrer desta semana, a passagem de uma frente fria por São Paulo muda mais uma vez as condições do tempo. O sistema vai trazer chuva moderada a forte e diminuição da temperatura, amenizando temporariamente o forte calor.
Na quarta-feira (22), o ambiente atmosférico é de pré-frontal, ou seja, a sensação de calor vai aumentar no decorrer do dia. A mínima na madrugada deve ficar em torno dos 20°C. O calor aumenta no período da tarde em função do predomínio de sol entre poucas nuvens. A máxima deve chegar aos 31°C, com valores mínimos de umidade do ar na casa dos 33%. Entre a tarde e o início da noite, a infiltração da brisa marítima proporciona o surgimento de nuvens carregadas que geram pancadas de chuva com moderada intensidade em alguns momentos.
Na quinta-feira (23), a madrugada deve registrar termômetros em torno dos 20°C e céu nublado. Ao longo da manhã e boa parte do período da tarde, o predomínio será de sol entre poucas nuvens, o que facilita a elevação da temperatura até os 32°C. A aproximação de uma frente fria associada ao forte calor sobre a RMSP, proporciona a ocorrência de chuva moderada a forte com eventuais rajadas de
vento que podem superar os 50km/h. Essa condição meteorológica aumenta o potencial para queda de árvores, formação de alagamentos, elevação dos níveis de córregos e rios, bem como escorregamentos de terra em áreas de risco.