Término do estado de atenção para alagamentos, às 18h44
30/11/2023 18:44 - Quinta-feira
Término do estado de atenção para alagamentos:
Zona Oeste, das 18h08 às 18h44
Zona Norte, das 18h08 às 18h44
Marginal Tiete, das 18h08 às 18h44
Áreas de instabilidade formadas pelo calor e a brisa marítima que atuaram de forma isolada e rápida na capital paulista, já se deslocaram para outras cidades. As chuvas atuaram principalmente nas Zonas Norte e Oeste com leve e moderada intensidade e alguns pontos fortes, porém, com rápido deslocamento. A chuva tinha baixo potencial para alagamentos.
Conforme previsão dos meteorologistas do CGE da Prefeitura de São Paulo, as próximas horas ainda podem ter chuvas rápidas e isoladas com baixo potencial para alagamentos. Para a madrugada não há condição para chuvas.
MAIORES ÍNDICES REGISTRADOS PELA REDE TELEMÉTRICA DO ALTO-TIETÊ, ATÉ ÀS 18hh44
Ribeirão Vermelho - Anhanguera - 15,4mm
Córrego Itaim - Rua Joaquim L. Veiga - 11,2mm
MAIORES ÍNDICES REGISTRADOS PELAS ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS AUTOMÁTICAS DO CGE DA PREFEITURA DE SP, ATÉ ÀS 18hh44
Pirituba - 5,4mm
Lapa - 3,0mm
Perus - 2,6mm
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Após uma sequência de três dias consecutivos com temporais generalizados na cidade de São Paulo, a tendência para os próximos dias é de calor, porém com baixa probabilidade de chuva entre a sexta-feira (01) e o domingo (03), proporcionando dessa forma uma pequena trégua. O retorno das precipitações deve acontecer durante a próxima semana.
A sexta-feira (01) vai amanhecer com termômetros em torno dos 19°C, sol entre poucas nuvens e temperatura em rápida elevação. A máxima pode chegar aos 30°C, com índices mínimos de umidade do ar por volta dos 45%. A tendência é de um dia com forte calor, sensação de abafamento e sem previsão de chuva.
O sábado (02) também será um dia sem expectativa de chuva, porém o calor aumenta significativamente. Madrugada com 18°C e probabilidade de névoa úmida em alguns bairros ao amanhecer. No transcorrer do dia a temperatura máxima atinge os 33°C e os percentuais mínimos de umidade do ar se mantêm na faixa dos 35%.