Notícias

Predomínio de sol com rápida elevação da temperatura em SP

08/01/2024 08:40 - Segunda-feira

A segunda-feira (08) começou com céu nublado e sensação de calor desde a madrugada. Os termômetros das estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo registraram média de 21,2°C. O sol já brilha forte desde o amanhecer, o que permite a rápida expansão das temperaturas no decorrer do dia. A máxima hoje chega facilmente aos 34°C e os índices mínimos de umidade do ar se mantêm baixos, muito próximos dos 30%. Entre o fim da tarde e o início da noite são esperadas chuvas rápidas e isoladas, por conta da combinação do calor e da chegada da brisa marítima.

Os dados do CGE mostram que janeiro acumulou até o momento 16,8mm, o que representa aproximadamente 6,5% dos 256,5mm esperados para o mês.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As simulações mais recentes dos modelos de previsão do tempo indicam que esta semana será típica de verão, com calor forte combinado com a umidade. Essa condição favorece o surgimento de nuvens de grande desenvolvimento vertical e que provocam chuva moderada a forte, principalmente entre a quinta-feira (11) e o sábado (13). Há potencial para formação de alagamentos, transbordamento de rios e córregos, bem como queda de árvores, em função de eventuais rajadas de vento durante os eventos chuvosos.

Na terça-feira (09), as condições do tempo não mudam. Madrugada com termômetros na faixa dos 21°C e predomínio de sol no decorrer do dia. A máxima atinge os 33°C nas horas de maior aquecimento, com percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 31%. No período da tarde, o calor e a infiltração da brisa marítima geram núcleos de chuva rápida e isolada na Capital e cidades da Grande São Paulo. A probabilidade de chuva no período da noite é baixa.

Esse padrão atmosférico se mantém no decorrer da quarta-feira (10). Predomínio de sol entre poucas nuvens desde o amanhecer e pancadas de chuva isolada no período da tarde. Temperatura mínima de 21°C e máxima que mais uma vez pode chegar aos 34°C. As taxas de umidade do ar oscilam entre 33% e 90%.