Notícias

Manha de quarta-feira (10) termina com poucas nuvens, sensação de calor e sem chuvas na cidade

10/01/2024 12:05 - Quarta-feira

Manhã de quarta-feira (10) termina com poucas nuvens, sol e calor na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 30°C em média. A máxima pode chegar aos 34°C. A umidade relativa do ar oscila em torno de 55% e pode marcar até 32% nas próximas horas.


Não há chuvas na cidade, porém, entre o meio da tarde e as primeiras horas da noite, a combinação de calor e a chegada da brisa marítima gera áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas isoladas com moderada a forte intensidade. Há potencial para rajadas de vento, descargas elétricas e formação de alagamentos. 


Em situações de chuva forte, o CGE da Prefeitura de São Paulo recomenda não permanecer embaixo de árvores e da rede elétrica, procurar edificações seguras e nunca enfrentar os alagamentos e enxurradas. 


Os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram que janeiro acumulou até o momento 42,8mm, o que representa aproximadamente 16,7% dos 256,5mm esperados para o mês.


Tendência para os próximos dias:


Na quinta-feira (11), o sol aparece pela manhã e o cenário se repete. Entre a tarde e a noite, a propagação de uma cavado, área de baixa pressão, gera chuva forte acompanhada de rajadas de vento e potencial para alagamentos e transbordamento de pequenos rios e córregos. Mínima de 21°C e máxima de 33°C.


Na sexta-feira (12), a sensação será de tempo abafado. O sol aparece entre nuvens pela manhã, no entanto, nas primeiras horas da tarde, a propagação de uma frente fria muda o tempo, provocando chuva em forma de pancadas generalizadas. As chuvas podem se prolongar para o período da noite, e há potencial para formação de alagamentos e transbordamentos de rios e córregos. Atenção com as áreas de encosta, pois o solo encharcado aumenta o risco de deslizamentos de terra. Os termômetros oscilam entre 21°C ao amanhecer e 29°C no início da tarde.