Notícias

Estado de atenção permanece e chuvas se intensificam na capital paulista

18/01/2024 16:49 - Quinta-feira

Permanecem em estado de atenção para alagamentos:


Zona Leste, desde às 16h15

Zona Oeste, desde às 16h15

Zona Sudeste, desde às 16h15

Centro, desde às 16h15

Marginal Pinheiros, desde às 16h15

Zona Norte, desde às 15h50

Marginal Tietê, desde às 15h50


Áreas de chuvas formadas dentro da cidade devido ao calor e a atuação da brisa marítima, seguem atuando com forte intensidade na cidade. Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva forte com potencial para queda de granizo na Zona Leste, principalmente nas subprefeituras de Itaim paulista, Penha, Mooca e Aricanduva Formosa. O mesmo quadro de chuva forte com potencial para granizo é observado na Zona Oeste, nas subprefeituras da Lapa e Pinheiros e no Centro. O tempo segue instável até as primeiras horas da noite, com chuva variando de intensidade atingindo outras regiões da cidade.


Queda de granizo:


São Miguel paulista, Zona Leste, às 16h35

Itaim Paulista, Zona Leste,  às 16h39


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.


- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


Nos próximos dias, inclusive no final de semana, as condições do tempo seguem instáveis, com eventos de chuva forte, acompanhadas de rajadas de vento e eventuais queda de granizo. Essa condição meteorológica estará associada à áreas de baixa pressão atmosférica e passagem de frente fria pelo litoral de São Paulo, o que aumenta substancialmente as chances de formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, bem como deslizamentos de encostas em áreas de risco.


Na sexta-feira (19), as condições atmosféricas não mudam muito. Manhã ensolarada e temperatura em rápida elevação no decorrer do dia. Mínima prevista de 23°C e máxima em torno dos 31°C. A umidade do ar estará mais elevada, com valores mínimos ao redor dos 45%. As precipitações passam a ocorrer a partir da tarde, inicialmente de forma isolada e posteriormente mais generalizadas no período noturno, o que deve aumentar as chances de ocorrência de alagamentos intransitáveis, transbordamentos de rios e córregos e escorregamentos de encostas, principalmente em áreas de risco.


O sábado (20) deve iniciar com uma madrugada de céu nublado e termômetros na casa dos 22°C. As chuvas devem começar no período da manhã, de uma forma isolada e ganham força entre a tarde e o início da noite, proporcionando um dia instável e chuvoso. Por conta disso, as temperaturas não sobem muito. Mínima de 22°C e a máxima não passa dos 26°C, com taxas de umidade do ar entre 70% e 90%.