Notícias

Madrugada de sexta-feira (19) segue sem expectativa de chuva significativa

19/01/2024 03:07 - Sexta-feira

No momento os termômetros das estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo registram temperatura média de 21,1°C.

As fortes chuvas que atingiram a Capital paulista entre o final da noite desta quinta-feira (18), e as primeiras horas da madrugada desta sexta-feira (19), foram causadas por uma área de baixa pressão atmosférica, que trouxe chuva forte nos bairros da Zona Sul e Zona Leste da capital, e chuva fraca a moderada em outros pontos da cidade. As precipitações tiveram início numa extensa área de instabilidade que atingiu as cidades à oeste da capital, e evoluíram para outras regiões, atingindo de forma mais intensa as subprefeituras de Campo Limpo, Capela do Socorro e M Boi Mirim na Zona Sul, e São Miguel, Guaianazes e Itaim Paulista, na Zona Leste. Na região de Santana/Tucuruvi, Zona Norte, a estação meteorológica do CGE registrou rajada de vento de até 50km/h ás 00h00. Mesmo com chuva forte, a rede telemétrica do Alto-Tietê não registrou transbordamentos de rios e córregos.


No momento o radar meteorológico não indica áreas de instabilidade significativas em direção à capital e região metropolitana. As próximas horas seguem com potencial apenas para chuvisco e garoa intermitente.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Nos próximos dias, inclusive no final de semana, as condições do tempo seguem instáveis, com eventos de chuva forte, acompanhadas de rajadas de vento e eventuais queda de granizo. Essa condição meteorológica estará associada à áreas de baixa pressão atmosférica e passagem de frente fria pelo litoral de São Paulo, o que aumenta substancialmente as chances de formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, bem como deslizamentos de encostas em áreas de risco.

Na sexta-feira (19), as condições atmosféricas não mudam muito. Manhã ensolarada e temperatura em rápida elevação no decorrer do dia. Mínima prevista de 23°C e máxima em torno dos 31°C. A umidade do ar estará mais elevada, com valores mínimos ao redor dos 45%. As precipitações passam a ocorrer a partir da tarde, inicialmente de forma isolada e posteriormente mais generalizadas no período noturno, o que deve aumentar as chances de ocorrência de alagamentos intransitáveis, transbordamentos de rios e córregos e escorregamentos de encostas, principalmente em áreas de risco.

O sábado (20) deve iniciar com uma madrugada de céu nublado e termômetros na casa dos 22°C. As chuvas devem começar no período da manhã, de uma forma isolada e ganham força entre a tarde e o início da noite, proporcionando um dia instável e chuvoso. Por conta disso, as temperaturas não sobem muito. Mínima de 22°C e a máxima não passa dos 26°C, com taxas de umidade do ar entre 70% e 90%.