Notícias

Manhã de sexta-feira (19) termina com céu nublado, temperaturas agradáveis e sem chuvas significativas na cidade

19/01/2024 12:04 - Sexta-feira

Manhã de sexta-feira (19) termina com céu nublado e temperaturas agradáveis na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefietura de São Paulo, os termômetros marcam 27,2°C em média. A máxima pode chegar aos 29°C. A Defesa Civil decretou estado de observação para altas temperaturas em toda a cidade, às 10h40 da manhã.


A umidade relativa do ar oscila em torno de 65% e pode marcar até 45% nas próximas horas. Imagens do radar meteorológico não mostram chuvas significativas na cidade, porém, as instabilidades voltam a ganhar força no decorrer da tarde, provocando chuvas na forma de pancadas até forte com raios e rajadas de vento, o que em conjunto com o solo que já se encontra encharcado mantém elevado o potencial para formação de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra.


Os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram que janeiro acumulou até o momento 156,4mm, ou seja, 61% dos 256,5mm esperados para o mês. A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade em estado de ATENÇÃO para altas temperaturas. 


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


A propagação de uma frente fria pelo litoral paulista organiza as instabilidades sobre o Estado de São Paulo, provocando chuvas mais generalizadas.


O sábado (20) segue com sol entre nuvens e tempo abafado. As temperaturas devem variar entre mínimas de 21°C e máximas que podem superar os 27°C. A propagação de áreas de instabilidade associadas com a aproximação de uma frente fria provoca chuvas generalizadas com raios e rajadas de vento, principalmente entre a tarde e o decorrer da noite.


No domingo (21) a propagação da frente fria pelo litoral paulista mantém o tempo instável, provocando chuvas alternadas com períodos de melhoria no decorrer do dia. Os ventos passam a soprar de sul e sudeste, causando declínio das temperaturas e amenizando o calor dos últimos dias. Os termômetros devem variar entre mínimas de 20°C e máximas que não devem superar os 24°C.