Notícias

Sol entre nuvens e previsão de chuva moderada a forte no período da tarde

01/02/2024 09:46 - Quinta-feira

A quinta-feira (01) amanheceu com muitas nuvens e termômetros em média na casa dos 17,2°C. Nas próximas horas a nebulosidade diminui e a presença do sol favorece a elevação das temperaturas. Máxima prevista de 27°C com as taxas de umidade do ar entre 60% e 95%. A partir da tarde a previsão é de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com descargas elétricas, ventos de rajada e eventual queda de granizo. Essa condição meteorológica eleva o potencial para a formação de alagamentos intransitáveis, transbordamento de rios e córregos, quedas de árvores e escorregamentos de terra em áreas de risco. Durante a noite as precipitações diminuem de intensidade.

Em situações de chuva forte, o CGE da Prefeitura de São Paulo recomenda não permanecer embaixo de árvores e da rede elétrica, procurar edificações seguras e nunca enfrentar os alagamentos e enxurradas.

Dados parciais do CGE mostram que janeiro terminou com acumulado médio de chuva de 270,6mm, o que corresponde a 5,5% acima dos 256,5mm esperados para o mês.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

De acordo com as simulações mais recentes dos modelos de previsão, a primeira semana de fevereiro será marcada por pancadas de chuva, principalmente nos finais de tarde. 

Na sexta-feira (02), o cenário atmosférico se repete. Muitas nuvens pela manhã e chuva moderada à forte à tarde. Nessas condições o potencial para alagamentos e transbordamentos de rios e córregos permanece elevado. Atenção com as áreas de encosta, pois o solo encharcado aumenta significativamente o risco de deslizamentos de terra. As temperaturas variam entre mínima de 19°C e a máxima não deve superar os 25°C, com percentuais mínimos de umidade ao redor dos 65%.

O final de semana também será marcado por fortes pancadas de chuva entre a tarde e o início da noite. No sábado (03), a madrugada será de céu nublado com termômetros em torno dos 19°C e, no decorrer do dia, a máxima atinge os 26°C, com índices mínimos de umidade por volta dos 62%. As precipitações formadas pela disponibilidade de umidade na atmosfera e a chegada da brisa marítima no período da tarde favorece o surgimento de nuvens carregadas que normalmente provocam chuva forte, com trovoadas, raios, rajadas de vento e queda de granizo.