Notícias

Manhã de terça-feira (20) com muitas nuvens sobre a Capital paulista

20/02/2024 09:08 - Terça-feira

A terça-feira (20) começou com muitas nuvens durante a madrugada e termômetros na marca dos 20,3°C. Algumas instabilidades de fraca intensidade podem passar pela Capital paulista ainda nesta manhã, mas a chuva forte mesmo está prevista para o período da tarde/noite. Serão pancadas isoladas de moderada a forte intensidade e com potencial para a ocorrência de rajadas de vento e eventual queda de granizo. Esse quadro, eleva o potencial para a formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, bem como queda de árvores e deslizamentos de terra. Hoje a temperatura máxima deve atingir os 25°C, com taxas mínimas de umidade do ar ao redor dos 70%.  Os dados do CGE mostram que fevereiro acumulou até o momento 104,8mm, ou seja, 47,8% dos 219,1mm esperados para o mês. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

A modelagem atmosférica mais recente e as imagens de radar e satélite mostram a Tempestade Tropical Akará, sobre o oceano, na costa da região sul do Brasil, porém bastante afastada do continente.  Na sus trajetória, o sistema provoca ventos fortes e mar agitado, o que traz impacto sobre a navegação marítima. Na porção continental, uma área de baixa pressão atmosférica (cavado) deve provocar chuvas fortes sobre o Sudeste.

Na quarta-feira (21) o cenário atmosférico deve se repetir, ou seja, a madrugada apresenta termômetros em torno dos 20°C, muitas nuvens e chuviscos/chuva fraca. No período da manhã, há probabilidade de pancadas de chuva isolada com fraca intensidade, mas que ganham força entre a tarde e o período da noite, elevando o volume de chuva de forma significativa. A temperatura não sobe muito durante o dia e a máxima deve chegar apenas aos 25°C, com percentuais de umidade do ar entre 65% e 95%.

A quinta-feira (22) segue com previsão de chuva isolada desde o período da manhã, que deve apresentar termômetros na casa dos 19°C no decorrer da madrugada. A partir do início da tarde a instabilidade atmosférica passa a atuar com maior intensidade na forma de pancadas isoladas, mantendo o potencial para a formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e queda de árvores, por conta de eventuais rajadas de vento. A temperatura máxima se eleva um pouco mais, em função da presença do sol, com expectativa de máxima em torno dos 27°C e índices mínimos de umidade acima dos 60%.