Notícias

Novo estado de atenção para alagamentos, às 14h31

20/02/2024 14:37 - Terça-feira

Novo estado de atenção para alagamentos:


Zona Leste, às 14h31

Zona Norte, às 14h31

Centro, às 14h31

Marginal Tietê, às 14h31


Permanecem em estado de atenção para alagamentos:


Zona Sul, desde às 12h35

Marginal Pinheiros, desde às 12h35

Zona Oeste, desde às 13h50

Zona Sudeste, desde às 13h50


Chuvas de até forte intensidade, deslocamento médio e com potencial para alagamentos permanecem atuando na cidade desde as primeiras horas da tarde desta terça-feira (20). Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva forte e moderada em partes das Zonas Sul, Sudeste e Leste e no Centro, principalmente nas subprefeituras de M Boi Mirim, Santo Amaro, Cidade Ademar, Vila Mariana, Sé, Mooca, Aricanduva/Formosa e Vila Prudente.


As próximas horas seguem com tempo instável na cidade, com previsão de chuvas isoladas atuando com até forte intensidade e potencial para rajadas de vento, alagamentos, transbordamentos e eventual queda de granizo. Esse quadro, eleva o potencial para queda de árvores e deslizamentos de terra. 


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.


- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 


A modelagem atmosférica mais recente e as imagens de radar e satélite mostram a Tempestade Tropical Akará, sobre o oceano, na costa da região sul do Brasil, porém bastante afastada do continente.  Na sus trajetória, o sistema provoca ventos fortes e mar agitado, o que traz impacto sobre a navegação marítima. Na porção continental, uma área de baixa pressão atmosférica (cavado) deve provocar chuvas fortes sobre o Sudeste.


Na quarta-feira (21) o cenário atmosférico deve se repetir, ou seja, a madrugada apresenta termômetros em torno dos 20°C, muitas nuvens e chuviscos/chuva fraca. No período da manhã, há probabilidade de pancadas de chuva isolada com fraca intensidade, mas que ganham força entre a tarde e o período da noite, elevando o volume de chuva de forma significativa. A temperatura não sobe muito durante o dia e a máxima deve chegar apenas aos 25°C, com percentuais de umidade do ar entre 65% e 95%.


A quinta-feira (22) segue com previsão de chuva isolada desde o período da manhã, que deve apresentar termômetros na casa dos 19°C no decorrer da madrugada. A partir do início da tarde a instabilidade atmosférica passa a atuar com maior intensidade na forma de pancadas isoladas, mantendo o potencial para a formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e queda de árvores, por conta de eventuais rajadas de vento. A temperatura máxima se eleva um pouco mais, em função da presença do sol, com expectativa de máxima em torno dos 27°C e índices mínimos de umidade acima dos 60%.