Notícias

Calor já começa a gerar áreas de instabilidade na Grande São Paulo

23/02/2024 15:49 - Sexta-feira

O sol favoreceu a elevação das temperaturas, provocando uma tarde abafada nesta sexta-feira. De acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo, os termômetros chegaram aos 32°C com índices de umidade atingindo valores próximos aos 45%. Os dados do CGE mostram que fevereiro acumulou até o momento 138,1mm, o que corresponde a 63% dos 219,1mm esperados para o mês. 

O tempo abafado e a chegada da brisa marítima já geram áreas de instabilidade na Grande São Paulo, o que deve provocar chuvas na forma de pancadas isoladas, principalmente entre o final da tarde e início da noite. Há condições para pontos isolados de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento, o que em conjunto com o solo que já se encontra encharcado mantém elevado o potencial para formação de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

No fim de semana a propagação de uma frente fria pelo oceano deve provocar chuvas mais generalizadas e ligeiro declínio das temperaturas.

O sábado (24) ainda deve começar com sol entre nuvens e temperaturas em elevação. As mínimas devem oscilar em torno dos 21°C, enquanto as máximas podem superar os 30°C. A aproximação de uma frente fria causa chuvas na forma de pancadas generalizadas com raios e rajadas de vento, principalmente entre a tarde e o decorrer da noite.

No domingo (25) o sistema frontal começa a se afastar do litoral paulista, porém os ventos úmidos que passam a soprar do oceano causam muita nebulosidade e declínio das temperaturas. As chuvas ocorrem alternadas com períodos de melhoria no decorrer do dia, com intensidade variando de fraca a moderada. Os termômetros devem variar entre mínimas de 20°C e máximas de 28°C.