Notícias

Tarde de muito calor com previsão de chuva forte em SP

09/03/2024 13:59 - Sábado

A tarde deste sábado (09) na Capital paulista segue com sol, variação de nuvens e sensação de tempo abafado, por conta da alta umidade do ar. A temperatura já chegou aos 29,6°C e pode se elevar um pouco mais até o meio da tarde. Os índices de umidade do ar apresentam valores mínimos na casa dos 58%. Algumas instabilidades de caráter isolado já está ocorrendo ao norte da Grande São Paulo com intensidade moderada. Nas próximas horas são previstas pancadas de chuva moderada a forte sobre a Capital e cidades vizinhas da Grande São Paulo. Portanto, há potencial para queda de granizo, ventos de rajada, formação de alagamentos, quedas de árvores, elevação das cotas de rios e córregos, bem como escorregamento de encostas em áreas de risco.  Os dados do CGE mostram que março acumulou até o momento 61,5mm, o que corresponde a 34,5% dos 178,5mm esperados para o mês. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As simulações atmosféricas mais recentes de todos os modelos de previsão do tempo indicam que a próxima semana deve ser marcada por uma onda de calor e ausência de chuva, com umidade do ar ainda bastante elevada, o que irá aumentar a sensação de tempo abafado principalmente a partir da próxima quarta-feira (13). É importante salientar que esta será a última onda de calor do verão antes do término da estação no dia 20 de março.

No domingo (10) o risco de chuva volumosa diminui, mas ainda podem ocorrer pancadas isoladas de curta duração no período da tarde. Na madrugada, os termômetros devem registrar temperatura média de 22°C e máxima em torno dos 29°C nas horas mais quentes do dia. Os índices de umidade seguem elevados, com valores entre 50% e 95%, mantendo dessa forma a sensação de tempo abafado no decorrer do dia.

Na segunda-feira (11), a probabilidade de chuva diminui significativamente ao longo do dia, que começa com uma madrugada de céu nublado e termômetros na casa dos 20°C. O predomínio de sol desde o amanhecer vai proporcionar a rápida elevação da temperatura, que deve chegar aos 28°C, com percentuais mínimos de umidade em torno dos 50%.