Notícias

Término do estado de atenção para alagamentos na Zona Sudeste, às 18h11. Zona Leste permanece em, atenção desde às 17h18

20/03/2024 18:15 - Quarta-feira

Término do estado de atenção para alagamentos:


Zona Sudeste, das 17h18 às 18h11


Permanece em estado de atenção para alagamentos:


Zona Leste, desde às 17h18 


As áreas de chuva que se formaram pelo calor e a alta disponibilidade de umidade na atmosfera, que atuam de forma isolada com moderada intensidade, seguem perdendo força. Conforme imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo, chove fraco com pontos moderados no Centro e na Zona Leste nas subprefeituras da Penha e Ermelino Matarazzo. 


Uma área de chuva forte que atua em Mairiporã, se desloca para a capital paulista e deve atingir a Zona Norte começando pela subprefeitura de Jaçanã/Tremembé, partes da Zona Leste e o município de Guarulhos. Há potencial para alagamentos.


As próximas horas seguem com tempo instável, com chuvas isoladas atuando na cidade variando de intensidade com baixo potencial para alagamentos.


MAIORES ÍNDICES REGISTRADOS PELA REDE TELEMÉTRICA DO ALTO-TIETÊ, ATÉ ÀS 18H11:


Córrego Franquinho - Dom Hélder Câmara: 7,0mm

Rio Aricanduva - Foz - Rua Alfredo Frazão: 7,0mm

Rio Tietê - Jardim Romano: 8,2mm

Rio Aricanduva - Shopping: 6,2mm

Rio Verde - Rua Cunha Porã: 4,8mm


MAIORES ÍNDICES REGISTRADOS PELAS ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS AUTOMÁTICAS DO CGE DA PREFEITURA DE SP, ATÉ ÀS 18H11:


Aricanduva - Vila Formosa: 6,6mm

Sé - CGE: 5,0mm

Itaquera: 3,6mm

Penha - Rincão: 2,0mm

Vila Mariana: 1,8mm


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.


- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


Tendência para os próximos dias:


A quinta-feira (21) ainda será quente, com sol entre nuvens pela manhã. Entre o meio da tarde e a noite, a aproximação de uma frente fria favorece a propagação de áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas generalizadas e fortes. Atenção, pois há potencial para formação de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra nas áreas de encosta devido ao elevado volume de chuva previsto. Os termômetros oscilam entre 23°C na madrugada e 34°C no início da tarde.


Na sexta-feira (22), o tempo muda o tempo com a presença do sistema frontal ao largo do litoral paulista. O dia será chuvoso e com queda de temperatura. Atenção, pois a chuva persistente e o solo encharcado ainda contribuem para a formação de alagamentos e deslizamento de terra nas áreas de risco. Por conta da alta umidade e dos ventos que passam a soprar do quadrante sul, a temperatura terá pequena amplitude com mínima de 19°C e máxima de 23°C.