Notícias

Noite de quinta-feira (21) segue com tempo instável em SP

21/03/2024 20:05 - Quinta-feira

A noite de quinta-feira (21) segue com céu nublado, sensação de calor e tempo instável. De acordo com dados da rede de estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a temperatura média na cidade é de 27ºC com os percentuais de umidade do ar variando em torno dos 75%.

Imagens recentes de radar e satélite meteorológico registram pontos isolados de chuva de fraca intensidade atuando de modo intermitente na cidade. No extremo sul da capital paulista há pontos isolados e passageiros de até moderada intensidade. As próximas horas seguem com potencial para ocorrência de pancadas de chuva de forte intensidade.

Por conta desse cenário, especial atenção para a formação de alagamentos intransitáveis, transbordamentos de rios e córregos, deslizamentos de terra em áreas de risco e quedas de árvores.

A DEFESA CIVIL DA CIDADE DE SÃO PAULO, NOS TERMOS DO ART. 5º DA PORTARIA 1062/2023: DECRETA O RETORNO AO ESTADO DE OBSERVAÇÃO PARA ALTAS TEMPERATURAS EM TODA CAPITAL PAULISTA NESTA QUINTA-FEIRA (21) ÀS 18h05.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A passagem rápida da primeira frente fria do outono pela costa do estado de São Paulo rompe o bloqueio atmosférico, traz chuva e declínio das temperaturas, principalmente as máximas, que devem ficar de 8°C a 10°C a menos, comparadas com os dias da permanência da onda de calor.

Na sexta-feira (22), já com o sistema frontal atuando no litoral paulista, as condições do tempo devem registrar um dia de céu encoberto com chuva, chuviscos e declínio das temperaturas, com vento predominante de sul/sudeste. As precipitações mais persistentes e volumosas devem ocorrer na faixa litorânea do estado de São Paulo. O solo encharcado mantém o potencial de novos alagamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco. A temperatura mínima deve ocorrer no período da noite, com previsão de 19°C. Já a máxima, não supera os 22°C no decorrer do dia, caracterizando baixa amplitude térmica. A umidade do ar se eleva significativamente com valores entre 75% e 95%.