Estado de atenção para alagamentos na Zona Leste às 17h51
25/01/2025 17:58 - Sábado
Estado de atenção para alagamentos
Zona Leste às 17h51
As áreas de instabilidade que se formaram devido ao calor e a entrada da brisa marítima atuam com forte intensidade no extremo da Zona leste da Capital. O sistema se estende para outros municípios a leste da Grande São Paulo e também na região do ABC.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Ligue 24horas:
199 - Defesa Civil
192 - SAMU
156 - Reclamações e dúvidas sobre assuntos relacionados à cidade de SP
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Todos os modelos numéricos de previsão do tempo que rodaram recentemente apontam para um quadro de muita chuva nesta última semana de janeiro. Indicam também, que o forte calor, com temperaturas que estiveram bem acima da média, deve diminuir a partir do domingo (26).
O domingo (26) também será marcado por chuva moderada a forte a partir do final da manhã, que deve receber o reforço da chegada de uma frente fria ao litoral paulista. Essa condição proporciona a ocorrência de chuvas com maior volume e de forma generalizada ao longo do dia. Esse cenário aponta para a formação de alagamentos intransitáveis, queda de árvores e transbordamento de rios e córregos, bem como escorregamentos de terra em áreas consideradas de risco. As temperaturas variam entre a mínima de 20°C e a máxima não deve superar os 27°C, com percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 65%.
A segunda-feira (27) também deve registrar chuvas fortes na Capital paulista e cidades vizinhas da grande São Paulo. O dia começa com termômetros na marca dos 20°C, sol entre muitas nuvens o que impede a livre elevação das temperaturas. A máxima prevista é de 26°C, com taxas mínimas de umidade do ar ao redor dos 67%. No período da manhã, pancadas isoladas de chuva e temporais durante a tarde, que se prolongam para o período da noite, aumentando a condição para novos transtornos durante as precipitações.