Estado de atenção para alagamentos às 13h03
26/01/2025 13:06 - Domingo
Estado de atenção para alagamentos:
Zona Leste às 13h03
Zona Sul às 13h03
Zona Sudeste às 13h03
Marginal Pinheiros às 13h03
O tempo quente e úmido gerou áreas de instabilidade sobre a Grande São Paulo nesta tarde. As chuvas se deslocam de oeste para leste, e se formaram ao sul da região metropolitana. De acordo com as imagens do radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo, as precipitações ocorrem na forma de pancadas com até forte intensidade com raios e rajadas de vento principalmente na Zona Sul, e devem se espalhar pela Zona Leste da capital.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
- Em caso de emergência, ligue: 199 Defesa Civil, 192 SAMU, 193 Corpo de Bombeiros, 190 Polícia Militar, 153 Guarda Civil Metropolitana e 0800 727 2120 ENEL.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
As simulações atmosféricas mais recentes dos modelos de previsão indicam que o forte calor registrado nos últimos dias diminui a partir deste domingo (26). As chuvas típicas de verão continuarão acontecendo até o fim de janeiro.
A segunda-feira (27) deve começar com uma madrugada de céu nublado, termômetros em média na casa dos 20°C e vento fraco de sudeste. No decorrer do dia, sol entre nuvens e temperatura máxima prevista de 27°C, com taxas mínimas de umidade do ar em torno dos 63%. A partir da tarde há previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade em alguns momentos. Durante a noite a chuva diminui, e o dia deve terminar apenas com variação da nebulosidade.
Na terça-feira (28), a madrugada vai começar com céu nublado e termômetros na marca dos 20°C. Algumas instabilidades oriundas do interior do estado podem provocar pancadas rápidas de chuva no fim da manhã, porém com baixo potencial para a formação de alagamentos. Entre o meio e o fim da tarde com a chegada da brisa marítima, ocorrem pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, mas que diminuem no início da noite. A temperatura máxima prevista é de 28°C, com percentuais mínimos de umidade do ar próximos aos 60%.