Notícias

Tarde de quinta-feira (30) com tempo instável em SP

30/01/2025 16:53 - Quinta-feira

A tarde desta quinta-feira (30) segue com chuva na forma de pancadas de até forte intensidade, porém com rápido deslocamento pela cidade. Já houve a decretação do estado de atenção para alagamentos, decretado pelo CGE da Prefeitura de São Paulo entre 13h23 e 15h28. Hoje a temperatura máxima chegou aos 25,3°C e os menores índices de umidade do ar se mantiveram acima do 70%. Nas próximas horas ainda há previsão de chuva, porém com menor abrangência e intensidade.

Os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram que janeiro acumulou até hoje, cerca de 184,3mm de chuva, o que representa 71,6% dos 257,3mm esperados para o mês.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

Como previsto, a segunda quinzena de janeiro vem recuperando o déficit de chuva registrado na primeira. A formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), associada a áreas de baixa pressão atmosférica, vai produzir volumes significativos de chuva nos próximos dias sobre o Sudeste, com destaque para cidades do estado paulista, RMSP e a Capital. 

As condições de tempo instável e chuvoso se mantêm na sexta-feira (31). A madrugada deve começar com muitas nuvens, termômetros em torno dos 20°C, vento fraco e pancadas de chuva de forma pontual no período da manhã. A partir da tarde as instabilidades ganham força e ficam mais generalizadas, o que eleva o potencial para volumes mais expressivos de precipitação. A temperatura máxima permanece abaixo do esperado para o mês e deve registrar 25°C, com os percentuais mínimos de umidade do ar acima dos 70%.

No sábado (01), primeiro dia de fevereiro, as instabilidades continuam atuando sobre o estado paulista, RMSP e a Capital. O dia deve começar com uma madrugada de céu nublado e chuva fraca, porém as precipitações se intensificam entre a tarde e noite. Mais uma vez os acumulados de chuva serão bastante expressivos, de forma generalizada, aumentando o risco para a ocorrência de deslizamentos de terra, desabamentos, alagamentos de vias, transbordamentos de rios e córregos e queda de árvores.