Notícias

Término dos estados de atenção e alerta, às 19h15

30/01/2025 19:30 - Quinta-feira

Térmimno do Estado de alerta para transbordamentos:


Transbordamento do Córrego Três Pontes, Av. Marechal Tito, altura do número 4800, divisa com Itaquaquecetuba, Zona Leste, sub Itaim paulista, das 18h10 às 19h15


Transbordamento do Córrego Itaim - Av Marechal Tito, altura da Rua José Cardoso Pimentel, Zona Leste, sub itaim paulista, das 18h10 às 19h15


Término do Estado de atenção para alagamentos:


Zona Leste, das 18h04 às 19h15


As novas áreas de chuvas vindas do interior, formadas pelo calor, umidade e pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), associada a áreas de baixa pressão atmosférica, que atuaram com moderada e frte intensidade no começo desta noite, principalmente na Zona Leste da cidade, perderam força.


Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram apenas chuva leve e fraca na Zona Norte e garoa nas Zonas este e Sul. 


Conforme previsão dos meteorologistas do CGE da Prefeitura de São Paulo, as próximas horas desta noite seguem com chuvas isoladas, podendo ter pontos passageiros de moderada intensidade, devido a áreas de instabilidade que atuam no interior e se deslocam para a capital paulista. Para a madrugada não há previsão de chuvas.


Conforme dados parciais do CGE da Prefeitura de São Paulo, a cidade acumulou cerca de 19,5mm sendo que nas regiões, os valores foram: 


Zona Sul: 25,5mm

Zona Norte: 14,5mm

Centro: 16,8mm

Zona Oeste: 12,2mm

Zona Leste: 15,2mm


MAIORES ÍNDICES REGISTRADOS PELAS ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS DO CGE  DA PREFEITURA DE SP, ATÉ ÀS 19h15:


Parelheiros - Barragem - 34,5mm

Parelheiros - Marsilac - 33,4mm

Itaim Paulista - Vila Curuça - 28,0mm

Parelheiros - Rodoanel - 27,2mm

Capela do Socorro - Cidade Dutra - 27,0mm


MAIORES ÍNDICES REGISTRADOS PELA REDE TELEMÉTRICA DO ALTO-TIETÊ, ATÉ ÀS 19h15:


Córrego do Lajeado - Rua Manuel B. de Lima: 52,0mm

Corrego Itaim - Av Marechal Tito: 47,6mm

Corrego Tijuco Preto Av. Marechal Tito: 47,2mm

Rio Tietê - Jardim Romano: 42,4mm

Rio Tietê - São Miguel: 34,2mm


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.


- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


Ligue 24horas: 


199 - Defesa Civil


192 - SAMU


156 - Reclamações e dúvidas sobre assuntos relacionados à cidade de SP


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 


Como previsto, a segunda quinzena de janeiro vem recuperando o déficit de chuva registrado na primeira. A formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), associada a áreas de baixa pressão atmosférica, vai produzir volumes significativos de chuva nos próximos dias sobre o Sudeste, com destaque para cidades do estado paulista, RMSP e a Capital. 


As condições de tempo instável e chuvoso se mantêm na sexta-feira (31). A madrugada deve começar com muitas nuvens, termômetros em torno dos 20°C, vento fraco e pancadas de chuva de forma pontual no período da manhã. A partir da tarde as instabilidades ganham força e ficam mais generalizadas, o que eleva o potencial para volumes mais expressivos de precipitação. A temperatura máxima permanece abaixo do esperado para o mês e deve registrar 25°C, com os percentuais mínimos de umidade do ar acima dos 70%.


No sábado (01), primeiro dia de fevereiro, as instabilidades continuam atuando sobre o estado paulista, RMSP e a Capital. O dia deve começar com uma madrugada de céu nublado e chuva fraca, porém as precipitações se intensificam entre a tarde e noite. Mais uma vez os acumulados de chuva serão bastante expressivos, de forma generalizada, aumentando o risco para a ocorrência de deslizamentos de terra, desabamentos, alagamentos de vias, transbordamentos de rios e córregos e queda de árvores.