Estados de atenção e alerta permanecem em algumas regiões. Chuvas perdem força
04/02/2025 17:39 - Terça-feira
Término do Estado de atenção para alagamentos:
Zona Norte, das 15h43 às 17h34
Zona Oeste, das 15h43 às 17h34
Zona Sul, das 15h43 às 17h34
Zona Sudeste, das 15h43 às 17h34
Centro, das 15h43 às 17h34
Marginal Tietê, das 15h43 ÀS 17h34
Marginal Pinheiros, das 15h43 às 17h34
Permanece em estado de atenção para alagamentos:
Zona Leste, desde às 15h43
Estado de alerta
Transbordamento do Corrego Guaratiba ponto 2, altura da Rua Carmem Silva, Zona Leste, subprefeitura de Guaianases, às 17h20
Transbordamento do Córrego Tres Pontes Av. Marechal Tito, altura do número 7500, na altura da Rua José Gines na divisa com Itaquaquecetuba Zona Leste, subprefeitura de Itaim paulista, às 16h30
Transbordamento do Córrego Itaim - Av Marechal Tito, Zona Leste, subprefeitura de Itaim paulista, às 16h40
17h20
As áreas de chuva moderada a forte que atuavam nos municípios de Nazaré Paulista e Mairiporã, e atingiram a capital paulista, variando de intensidade moderada e forte, perderam força. Imagens do radar meeorlógico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva fraca e leve em toda a cidade, porém, devido do solo encharcado, alagamentos e transbordamentos se mantém na cidade. Durante a noite e madrugada não são esperadas chuvas fortes na cidade.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Como previsto, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) perde força nos próximos dias. As precipitações passam a ser mais localizadas e típicas de verão, com o aumento gradual do calor, principalmente durante as tardes, quando ocorrem pancadas de chuva de moderada a forte intensidade.
A quarta-feira (05), também será marcada por sol e variação de nuvens durante o dia. As precipitações típicas de verão ocorrem preferencialmente entre a tarde e o início da noite, com intensidade moderada a forte e de forma pontual, porém com curta duração. As temperaturas variam entre mínima de 20°C e a máxima chega facilmente aos 30°C, com os percentuais mínimos de umidade ao redor dos 47%.
Na quinta-feira (06), o cenário atmosférico se mantém inalterado, ou seja, sol entre nuvens e pancadas rápidas de chuva de forma isolada, porém com até forte intensidade em alguns momentos. As temperaturas oscilam entre 20°C na madrugada e a máxima se aproxima dos 30°C nas horas de maior aquecimento no período da tarde. Os índices de umidade do ar declinam um pouco mais, com valores entre 43% e 95%.