Notícias

Tarde de forte calor na Capital paulista com máxima de 32°C

06/02/2025 15:56 - Quinta-feira

A tarde desta quinta-feira (06) na Capital paulista segue com sol entre poucas nuvens e forte sensação de calor. Os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo registraram até o momento temperatura média máxima de 32,2°C, enquanto os menores índices de umidade do ar ficaram na cada dos 40%.  Imagens de radar mostram núcleos de chuva isolada, porém distantes da Capital. Entretanto, com a chegada da brisa marítima no fim da tarde, ainda pode ocorrer precipitação rápida em pontos isolados da RMSP. Os dados do CGE mostram que fevereiro acumulou até o momento 102,1mm de chuva, o que corresponde a 46,9% dos 217,8mm esperados para o mês.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As simulações atmosféricas mais recentes indicam que os próximos dias serão de calor, com temperaturas acima da média em São Paulo e redução do volume de chuvas. As precipitações mais relevantes estarão direcionadas para os estados do Sul do país.

Na sexta-feira (07), a madrugada inicia com céu nublado, sensação de tempo abafado e termômetros na marca dos 21°C. No decorrer do dia a temperatura sobe rapidamente e a máxima atinge os 32°C, com os índices mínimos de umidade do ar por volta dos 43%. No final da tarde, a combinação do calor com a chegada da brisa marítima favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam o surgimento de pancadas de chuva de forma isolada com intensidade moderada a forte. Essa condição eleva o potencial para a ocorrência de rajadas de vento, formação de alagamentos e elevação das cotas dos córregos e rios da RMSP. O dia termina com uma noite de céu nublado e sem previsão de chuva.

O sábado (08) deve iniciar com uma madrugada de céu nublado e termômetros em torno dos 20°C. O sol predomina entre poucas nuvens a partir do período da manhã, com previsão de temperatura máxima ao redor dos 30°C. A umidade do ar deve registrar valores mínimos próximos aos 50% nas horas de maior aquecimento. No período da tarde não se descarta a ocorrência de pancadas rápidas de chuva com baixo potencial para a formação de alagamentos.