Manhã com sol forte e rápida elevação da temperatura
19/02/2025 09:20 - Quarta-feira
A manhã desta quarta-feira (19) apresenta sol forte e rápida elevação da temperatura na Capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a média da temperatura mínima registrada a madrugada foi de 18,4°C.
Ontem 18/02, a Capital paulista registrou a maior temperatura máxima absoluta, 36,9°C, em Perus, na zona norte. O recorde de temperatura máxima média na cidade mais alta do ano continua sendo a do dia 17/02 com 34,2°C. Ainda ontem, o forte temporal da noite castigou principalmente a zona norte. Foi a região que registrou o maior volume pluviométrico, 32,2mm em média, entre 19h e 00h. Destaque para as subprefeituras de Pirituba/Jaraguá, Perus e Freguesia do Ó com acumulados de 50,5mm, 38,3mm e 38,1mm, respectivamente.
No decorrer do dia, o sol brilha forte e faz calor. Entre o meio da tarde e o início da noite, a combinação de temperaturas elevadas e a entrada da brisa marítima favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas com intensidade moderada a forte e acompanhadas de descargas elétricas. Há potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos. Hoje a máxima alcança os 33°C.
Ainda de acordo com os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, o acumulado pluviométrico de fevereiro até às 07h de hoje é de 184,9mm, o que corresponde a 84,9% a média do mês que é de 217,8mm.
Tendência para os próximos dias:
O predomínio de sol e calor continua, mas as pancadas de chuva típicas do verão também. Esse cenário deve se repetir até o fim de semana.
A quinta-feira (20) será mais um dia com sol forte e temperaturas elevadas. Entre o meio da tarde e o início da noite, há potencial para chuva em forma de pancadas isoladas com até forte intensidade e potencial para formação de alagamentos. As precipitações podem vir acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 32°C.
Na sexta-feira (21), as condições se repetem. Manhã com sol e rápida expansão da temperatura. A partir do meio da tarde, a combinação de calor e entrada da brisa marítima favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas fortes com trovoadas e potencial para formação de alagamentos. Os termômetros oscilam entre 20°C e 30°C.