Notícias

Manhã de quinta-feira (20) com sol entre nuvens em SP

20/02/2025 09:09 - Quinta-feira

A quinta-feira (20) começou com uma madrugada de céu nublado e sensação de tempo abafado. Os termômetros das estações meteorológicas do CGE registraram média de 22,3°C. Nas próximas horas a quantidade de nuvens diminui e o sol passa a predominar entre poucas nuvens, permitindo a rápida elevação das temperaturas. A máxima prevista para o período da tarde é de 31°C, com os índices mínimos de umidade do ar em torno dos 50%.

A partir do início da tarde a previsão é de pancadas isoladas de chuva, que poderão ter moderada a forte intensidade em alguns momentos, em função da combinação do calor e da infiltração da brisa marítima, porém sem uma região preferencial para o início das precipitações. De acordo com os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, o acumulado pluviométrico de fevereiro até às 07h de hoje é de 185,5mm, o que representa 85,2% da média do mês que é de 217,8mm.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

Os próximos dias seguem com previsão de chuvas na forma de pancadas isoladas, típicas de verão, porém com a redução da sensação de forte calor registrado nos últimos dias. Uma área de baixa pressão atmosférica na costa de Santa Catarina dá origem a uma frente fria bem afastada sobre o oceano. Em consequência, os ventos passam a soprar de sul/sudeste, aumentando a quantidade de nuvens.

A sexta-feira (21), deve apresentar uma madrugada de céu nublado e termômetros em média na marca dos 21°C. No decorrer do dia, elevação das temperaturas até os 28°C, com as taxas de umidade entre 60% e 95%. Entre o início e o fim da tarde, a combinação de calor e a chegada dos ventos marítimos favorece a formação de núcleos de chuva com até forte intensidade, com potencial para a formação de alagamentos e elevação dos níveis de rios e córregos.

O final de semana também terá pancadas de chuva entre o meio e o fim da tarde. No sábado (22), o dia começa com céu nublado, termômetros ao redor dos 20°C durante a madrugada e percentuais mínimos de umidade do ar por volta dos 62%. As pancadas isoladas de chuva com até forte intensidade retornam no período da tarde, com risco de formação de alagamentos pontuais. No domingo (23), o cenário atmosférico praticamente se repete.