Novo Estado de atenção para alagamentos, às 13h58
20/02/2025 14:05 - Quinta-feira
Novo Estado de atenção para alagamentos:
Zona Norte, às 13h58
Zona Leste, às 13h58
Zona oeste, às 13h58
Centro, às 13h58
Marginal Tietê, às 13h58
Permanecem em Estado de atenção para alagamentos:
Zona Sul, desde às 13h15
Zona Sudeste, desde às 13h15
Marginal Pinheiros, desde às 13h15
Áreas de chuva formadas pelo calor e alta disponibilidade de umidade, continuam atuando na cidade e se espalhando para outras regiões, ainda de forma isolada, e variando de intensidade. O deslocamento é lento e de acordo com imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo, chove moderado na Zona Sudeste, e na Zona Sul, em Cidade Ademar e Capela do Socorro. Chove forte em Mauá e Santo André. essas chguvas podem atuar na Zona Leste na próxima hora. Há potencial para a formação de alagamentos e rajadas de vento.
As próximas horas, até pelo menos o início da noite, o tempo segue instável com novas áreas de chuva isolada atuando em outras regiões, com potencial para alagamentos e rajadas de vento.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Ligue 24horas:
199 - Defesa Civil
192 - SAMU
156 - Reclamações e dúvidas sobre assuntos relacionados à cidade de SP
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Os próximos dias seguem com previsão de chuvas na forma de pancadas isoladas, típicas de verão, porém com a redução da sensação de forte calor registrado nos últimos dias. Uma área de baixa pressão atmosférica na costa de Santa Catarina dá origem a uma frente fria bem afastada sobre o oceano. Em consequência, os ventos passam a soprar de sul/sudeste, aumentando a quantidade de nuvens.
A sexta-feira (21), deve apresentar uma madrugada de céu nublado e termômetros em média na marca dos 21°C. No decorrer do dia, elevação das temperaturas até os 28°C, com as taxas de umidade entre 60% e 95%. Entre o início e o fim da tarde, a combinação de calor e a chegada dos ventos marítimos favorece a formação de núcleos de chuva com até forte intensidade, com potencial para a formação de alagamentos e elevação dos níveis de rios e córregos.
O final de semana também terá pancadas de chuva entre o meio e o fim da tarde. No sábado (22), o dia começa com céu nublado, termômetros ao redor dos 20°C durante a madrugada e percentuais mínimos de umidade do ar por volta dos 62%. As pancadas isoladas de chuva com até forte intensidade retornam no período da tarde, com risco de formação de alagamentos pontuais. No domingo (23), o cenário atmosférico praticamente se repete.