Frente fria chega fraca ao litoral paulista e não muda o tempo de forma significativa
10/03/2025 15:44 - Segunda-feira
O sol apareceu entre nuvens e favoreceu a elevação das temperaturas, provocando uma tarde com sensação de calor nesta segunda-feira. De acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo, os termômetros chegaram aos 30°C e os índices de umidade atingiram valores próximos aos 40%. Os dados do CGE mostram que março ainda não registrou chuvas significativas até o momento, mas são esperados 177,1mm para o mês.
A frente fria chegou fraca ao litoral paulista e apesar de amenizar ligeiramente o calor dos últimos dias, causou apenas variação de nuvens até o momento. Dessa forma, as próximas horas seguem com sol entre nuvens e as temperaturas devem entrar em gradativo declínio. Mesmo enfraquecido, o sistema frontal no oceano ajudou a organizar as áreas de instabilidade sobre o Estado de São Paulo, que no momento causam pancadas de chuva no Vale do Paraíba e na região de Campinas. Até o início da noite estas áreas podem atingir a Grande São Paulo com chuvas rápidas e isoladas, mas no geral com baixo potencial para formação de alagamentos.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Os próximos dias seguem com sol entre nuvens e chuvas na forma de pancadas que devem permanecer concentradas no final das tardes.
Na terça-feira (11) o sol aparece entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas. Os termômetros variam entre mínimas de 19°C e máximas que podem superar os 30°C. As instabilidades devem ganhar força entre o meio da tarde e o início da noite, causando pancadas de chuva que devem variar de moderada a forte intensidade com raios e rajadas localizadas de vento, o que eleva o risco para formação de alagamentos e queda de árvores.
A quarta-feira (12) deve ser mais um dia de sol entre nuvens e temperaturas variando entre mínimas de 19°C e máximas que podem chegar aos 29°C. No final da tarde as chuvas retornam na forma de pancadas para a Grande São Paulo. Novamente há condições para a ocorrência de pontos de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento, elevando o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores.