Domingo (30) com sol entre nuvens e temperaturas em elevação em SP
30/03/2025 08:53 - Domingo
O domingo (30) na Capital paulista começou com céu nublado e temperatura média na madrugada em torno dos 19,3°C. Hoje será mais um dia com sensação de calor e previsão de máxima ao redor dos 29°C, com percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 43%. Uma frente fria de fraca atividade entre o litoral do Paraná e o sul de São Paulo se desloca bem afastada sobre o oceano, porém com baixa interferência nas condições do tempo no estado paulista.
Entre o meio da tarde e o início da noite as chuvas devem ocorrer de forma rápida e isolada com até forte intensidade, mas sem uma região preferencial para o início das precipitações. O banco de dados do CGE mostra que março acumulou até o momento 93,5mm, o que representa 52,8% dos 177,1mm esperados para o mês.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
O final do mês e a primeira semana de abril serão marcados por calor e pancadas de chuva entre o meio e o fim das tardes, principalmente nos primeiros dias de abril. No próximo final de semana a previsão é de diminuição das chuvas e queda das temperaturas, sem frio extremo, amenizando desta forma o forte calor registrado em março.
Na segunda-feira (31), último dia de março, o padrão atmosférico não muda, ou seja, madrugada com termômetros em média na casa dos 19°C e máxima prevista de 29°C nas horas de maior aquecimento, com índices de umidade do ar entre 50% e 95%. A previsão é temporais localizados entre o meio da tarde e o início da noite, com chuva moderada a forte em alguns momentos, o que eleva o potencial para a formação de alagamentos, queda de árvores e elevação dos córregos e rios da região.
A terça-feira (01) também deverá registrar chuva com intensidade moderada a forte a partir da tarde, e que se estende para o período noturno, com volume pluviométrico mais expressivo. Essa condição aumenta o risco de formação de alagamentos e elevação nas cotas dos rios e córregos da RMSP e da Capital. Vale lembrar que, temporais, geralmente vem acompanhados de trovoadas, raios e eventuais rajadas de vento, o que aumenta significativamente o risco de queda de árvores.