Notícias

Tarde de sol com temperaturas em lento e gradual declínio em SP

30/03/2025 15:56 - Domingo

A tarde deste domingo (30) na Capital paulista segue com sol e variação de nuvens. Hoje a temperatura máxima chegou aos 28,2°C e já se encontra em lento e gradual declínio. Os ´menores índices de umidade do ar se mantiveram acima dos 46% e se elevam lentamente até o fim do dia. As instabilidades mostradas pelos radares indicam que os pontos mais fortes estão distantes da Capital e seguem aparentemente sem deslocamento. 

Entretanto, não se descarta o surgimento de núcleos isolados de chuva de curta duração até o fim da tarde, tanto na Capital como em cidades vizinhas da Grande São Paulo. O banco de dados do CGE mostra que março acumulou até o momento 93,5mm, o que representa 52,8% dos 177,1mm esperados para o mês.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

O final do mês e a primeira semana de abril serão marcados por calor e pancadas de chuva entre o meio e o fim das tardes, principalmente nos primeiros dias de abril. No próximo final de semana a previsão é de diminuição das chuvas e queda das temperaturas, sem frio extremo, amenizando desta forma o forte calor registrado em março.

Na segunda-feira (31), último dia de março, o padrão atmosférico não muda, ou seja, madrugada com termômetros em média na casa dos 19°C e máxima prevista de 29°C nas horas de maior aquecimento, com índices de umidade do ar entre 50% e 95%. A previsão é temporais localizados entre o meio da tarde e o início da noite, com chuva moderada a forte em alguns momentos, o que eleva o potencial para a formação de alagamentos, queda de árvores e elevação dos córregos e rios da região.

A terça-feira (01) também deverá registrar chuva com intensidade moderada a forte a partir da tarde, e que se estende para o período noturno, com volume pluviométrico mais expressivo. Essa condição aumenta o risco de formação de alagamentos e elevação nas cotas dos rios e córregos da RMSP e da Capital. Vale lembrar que, temporais, geralmente vem acompanhados de trovoadas, raios e eventuais rajadas de vento, o que aumenta significativamente o risco de queda de árvores.