Notícias

Tarde de sol com previsão de chuva isolada em SP no fim da tarde

01/04/2025 15:35 - Terça-feira

A tarde desta terça-feira (01) segue com sol entre nuvens e ainda sem precipitação dentro da Capital paulista. Hoje a temperatura máxima chegou aos 29,1°C e os menores valores de umidade se aproximaram dos 49%. A brisa marítima já começou a influenciar as condições do tempo a partir do extremo sul da Capital, com a formação de alguns núcleos de chuva ainda isolados e desorganizados. 

Nas próximas horas está mantida a previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade tanto na Capital como em cidades vizinhas da Grande São Paulo, mas com indicadores de volumes de chuva menores, em relação aos temporais registrados na tarde de ontem. 

De acordo com o banco de dados do CGE, a média histórica de chuva esperada para abril é de 62,5mm, enquanto as temperaturas médias mínimas e máximas são de 17,3°C e 26,3°C, respectivamente. Vale lembrar que em abril de 2024 choveu apenas 24,0mm

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

A primeira semana de abril deve ser marcada por pancadas de chuva concentradas no final das tardes, com expressivos volumes de precipitação, principalmente entre a quinta-feira (03) e o final de semana, em função da aproximação e passagem de mais uma frente fria pela costa paulista. Na retaguarda desse novo sistema frontal, haverá o ingresso do ar frio de origem polar, que deve provocar uma redução das temperaturas na semana subsequente, aliviando desta forma o forte calor que se instalou desde o mês de março sobre a região Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

A quarta-feira (02) deve apresentar sol entre nuvens e temperaturas oscilando entre mínimas de 20°C e máximas próximas dos 29°C. A chuva na forma de pancadas isoladas com até forte intensidade são esperadas entre o meio e o fim da tarde, acompanhadas de raios e rajadas de vento, o que eleva o potencial para queda de árvores, além da formação de alagamentos.

Na quinta-feira (03) o ambiente atmosférico é de pré-frontal, ou seja, aproximação de uma frente fria, que estará associada com as áreas de instabilidades sobre a parte continental, aumentando o risco de fortes temporais a partir da tarde. Diante deste cenário indicado por várias simulações atmosféricas, alerta-se para a formação de alagamentos, queda de árvores, transbordamentos de rios e córregos, bem como deslizamentos de terra em áreas de risco.