Tarde de sábado (19) com previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade em SP
19/04/2025 14:26 - Sábado
A tarde deste sábado (19) já registra a propagação de áreas de instabilidade que se propagam desde o interior do estado em direção ao leste paulista. O deslocamento é rápido, com cerca de 32km/k e fluxo de Oeste para Leste. Os pontos mais fortes neste momento se localizam ao norte da RMSP. A temperatura máxima registrada hoje foi 27,4°C e os menores índices de umidade do ar se mantiveram acima dos 58%.
Nas próximas horas a aproximação de uma frente fria, associada a áreas de instabilidade sobre o continente vai provocar pancadas de chuva de moderada a forte intensidade entre a tarde e o período da noite. Essa condição meteorológica deixa o tempo instável e chuvoso com a ocorrência de trovoadas, raios, rajadas de vento e queda de granizo, o que poderá causar queda de árvores durante as precipitações
Além disso, em função do solo encharcado pelas chuvas da sexta-feira (19), o risco de novos alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e deslizamentos de terra é bastante significativo. Os dados do CGE mostram que abril registrou até o momento, cerca de 108,2mm, o que representa 66% acima da média esperada para o mês que é de 62,5mm.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Imagens de satélite mostram o deslocamento de uma frente fria pelo oceano em direção ao sudeste, o que deve provocar chuvas fortes, principalmente na faixa litorânea do estado paulista, que inclui a Capital e RMSP. Na retaguarda do sistema frontal, o ingresso de uma massa de ar frio de origem polar vai proporcionar a queda das temperaturas a partir do domingo (20), mas sem previsão de frio extremo.
No domingo (20), o sistema frontal se afasta gradativamente da costa paulista, a chuva diminui de intensidade, mas os ventos marítimos mantém a faixa leste do estado de São Paulo com muitas nuvens e chuva fraca sobre a faixa litorânea e parte da RMSP. As temperaturas entram em declínio, e a mínima deverá ocorrer no fim da noite, com previsão de 17°C. A máxima não supera os 22°C, com percentuais de umidade entre 75% e 95%.
A madrugada de segunda-feira (21) vai começar com muitas nuvens, vento predominante de sudeste e sensação de frio. Os termômetros das estações meteorológicas do CGE devem registrar mínima de 16°C, prevista para o fim da noite. A máxima será de apenas 21°C, o que caracteriza um dia de baixa amplitude térmica, ou seja, diferença entre as temperaturas mínima e máxima registradas durante o dia.