Notícias

Manhã de segunda-feira (23) registra chuva isolada e fraca na cidade

23/06/2025 11:27 - Segunda-feira

Manhã de segunda-feira (23) termina com aumento de nuvens e chuvas isoladas na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 22,8°C em média.


Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva fraca com pontos moderados e rápido deslocamento nas Zonas Norte e Sudeste, principalmente. Há previsão de fortes rajadas de vento que devem variar entre 60km/h e 80km/h no decorrer do dia. Essa condição meteorológica é em função da propagação de uma frente fria com intensidade moderada a forte, que vai mudar o tempo em São Paulo. 


Essa frente fria vem acompanhada de uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar, que vai derrubar literalmente as temperaturas nos próximos dias, com alta probabilidade de estabelecer um novo recorde de temperatura mínima do ano na Capital paulista.


Diante deste cenário, há risco de formação de alagamentos intransitáveis, elevação das cotas de rios e córregos e queda de árvores. Nessas ocasiões, o CGE da Prefeitura de São Paulo recomenda não permanecer embaixo de árvores e da rede elétrica, e procurar ficar em ambiente seguro e edificado. 


Com base na previsão meteorológica do CGE da Prefeitura de São Paulo, a Defesa Civil Municipal decretou o estado de ALERTA para baixas temperaturas desde o último domingo (22) em toda a Capital paulista.


De acordo com os dados pluviométricos do CGE da Prefeitura de São Paulo, até às 7h desta segunda-feira (23), o volume médio acumulado de chuva de junho na Capital paulista alcançou os 31,7mm, o que representa 66,2% da média do mês, que é de 47,9mm.


Rajadas de vento:


Aeroporto do Campo de Marte, Zona Norte, às 10h: 32km/h


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


A madrugada da terça-feira (24) começa com chuva, porém as instabilidades se afastam rapidamente, o que vai permitir o avanço de uma forte massa de ar frio de origem polar. Ainda serão observadas rajadas de vento, porém menos intensas, abaixo dos 50 Km/h. No decorrer do dia, as nuvens se dissipam, mas apesar do predomínio do sol, a temperatura vai permanecer em declínio. Destaque especial para a acentuada queda da temperatura ao longo do dia. A máxima de 16°C está prevista para as primeiras horas da madrugada, e a mínima de 7°C para o fim da noite. As taxas de umidade do ar variam entre 42% e 95%.


A quarta-feira (25) também será gelada na Capital paulista, principalmente nos locais mais extremos e distantes do centro expandido, como bairros da Zona Norte e o extremo Sul da cidade. A previsão é de predomínio de sol entre poucas nuvens e céu claro no decorrer do dia. Há expectativa de um novo recorde de temperatura mínima, que deve ficar em média na casa dos 5°C, e bem abaixo desse valor nos bairros mais afastados como Eng Marsilac, na região de Parelheiros.