Notícias

Capital paulista registra fortes rajadas de vento nesta segunda-feira (28)

28/07/2025 15:42 - Segunda-feira

O sol predominou entre poucas nuvens no período da tarde, após o registro de chuva entre a madrugada e boa parte do período da manhã. A velocidade média dos ventos e as intensas rajadas continuam atuando de forma significativa, o que aumenta a condição para queda de árvores na Capital e cidades vizinhas da RMSP. Tudo isso, em função da chegada de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical sobre o oceano, na altura do litoral sul do Brasil. Essa condição meteorológica também interfere na navegação marítima, além da probabilidade de ressaca na faixa litorânea paulista. 

Hoje a temperatura máxima chegou aos 22,1°C e os menores índices de umidade do ar se mantiveram acima dos 48%.Nas próximas horas e até o fim da noite, as fortes rajadas de vento seguem ocorrendo de forma intermitente, mesmo sem previsão de chuva.

Os dados do CGE mostram que julho registrou até o momento apenas 8,7mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 20,8% dos 41,7mm esperados para o mês. A Defesa Civil Municipal mantém toda a Capital paulista em estado de ALERTA para baixas temperaturas desde o domingo (22/06).

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Após a passagem rápida de uma frente fria pelo litoral do estado de São Paulo, o ingresso de uma massa de ar frio e seco de origem polar na retaguarda do sistema vai provocar acentuado declínio das temperaturas nos próximos dias. 

Na terça-feira (29), o sistema frontal se afasta do litoral de São Paulo, com vento predominante de sudeste e céu nublado na madrugada. No decorrer do dia a nebulosidade diminui e o sol passa predominar entre poucas nuvens. A temperatura mínima deve ser registrada no fim da noite, por conta da chegada do ar frio polar, que provoca acentuado declínio das temperaturas. Mínima de 10°C e a máxima não deve passar dos 17°C. Será um dia de pequena amplitude térmica, o que deverá acentuar a sensação de frio. As taxas de umidade se mantêm baixas, com valores mínimos próximos aos 40%. O dia termina sem previsão de chuva.

A quarta-feira (30) promete ser gelada na Capital paulista e cidades vizinhas da Grande São Paulo. O dia começa com termômetros em média ao redor dos 8°C e, nas regiões mais periféricas da cidade, principalmente no extremo da Zona Sul, valores bem abaixo da média da cidade. No decorrer do dia o predomínio será de sol entre poucas nuvens, sensação de frio e temperatura máxima prevista de apenas 15°C. Os percentuais de umidade do ar variam entre 50% e 90%. Será mais um dia sem previsão de chuva.