A Capital paulista amanheceu gelada nesta quarta-feira (30)
30/07/2025 08:53 - Quarta-feira
A Capital paulista amanheceu gelada nesta quarta-feira (30), com temperatura média de 7,1°C, de acordo com os dados fornecidos pelas estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo. Nas regiões mais afastadas do centro expandido, no extremo da Zona Sul, a mínima absoluta foi de 0,0°C em Parelheiros-Marsilac, enquanto no centro da cidade fez 9,9°C.
Hoje o dia será marcado por predomínio de sol, mas as temperaturas não devem subir muito, com previsão de máxima em torno dos 16°C. Essa condição é função do ar frio de origem polar e da mudança na direção dos ventos, que passaram a soprar de sudeste contra a costa paulista. Os índices de umidade do ar ainda permanecem abaixo do ideal e devem registrar valores mínimos ao redor dos 45%
Os dados do CGE mostram que julho registrou até o momento apenas 8,7mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 20,8% dos 41,7mm esperados para o mês. A Defesa Civil Municipal mantém toda a Capital paulista em estado de ALERTA para baixas temperaturas desde o domingo (22/06).
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A semana será marcada por temperaturas baixas, principalmente nas madrugadas, em decorrência da permanência da massa de ar frio e seco.
A quinta-feira (31) também promete ser gelada no decorrer da madrugada e nas primeiras horas da manhã. A mínima esperada é de 8°C, com predomínio de sol entre poucas nuvens no decorrer do dia. A máxima ainda será baixa, com previsão de apenas 18°C e percentuais mínimos de umidade do ar ao redor dos 45%.
Na sexta-feira (01), o cenário atmosférico não muda muito, mas as mínimas começam a subir gradativamente, com valores em torno dos 10°C na madrugada e máxima de 22°C nas primeiras horas da tarde, o que diminui um pouco a sensação de frio. A umidade do ar entra em declínio, com percentuais mínimos em torno a ligeiramente abaixo dos 40%.