Tarde de sol entre nuvens e temperatura em lento e gradual declínio em SP
28/08/2025 16:06 - Quinta-feira
A tarde desta quinta-feira (28) segue com predomínio de sol, vento soprando de sudeste contra a costa paulista e nebulosidade variável. A temperatura média máxima registrada foi de 23,3°C, com os menores valores de umidade relativa do ar em torno dos 46%. Dados das estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, indicam o declínio gradual das temperaturas e a consequente elevação dos índices de umidade do ar. O dia vai terminar sem previsão de chuva para a Capital e RMSP.
O banco de dados históricos do CGE da Prefeitura de São Paulo mostra que o acumulado médio de chuva em agosto até o momento é de 13,3mm, o que equivale a 44% dos 30,2mm esperados para o mês.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
As chuvas mais significativas estão previstas para a sexta-feira (29), em função da propagação de uma área de baixa pressão nos níveis médios e altos da atmosfera. O dia vai começar com muitas nuvens, e as primeiras instabilidades devem ser registradas no período da manhã e que se intensificam durante a tarde. A previsão é de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, acompanhadas de trovoadas, descargas atmosféricas e eventuais rajadas de vento durante as precipitações. Essa condição eleva o potencial para a formação de alagamentos e elevação do nível dos rios e córregos da RMSP e da Capital. As temperaturas variam entre mínima de 15°C e a máxima atinge os 23°C, com índices mínimos de umidade do ar em torno dos 67%.
Com o afastamento das instabilidades, o final de semana será de tempo seco e sem previsão de chuva. No sábado (30), madrugada com termômetros na marca dos 15°C e vento predominante de leste/sudeste. No decorrer do dia, sol e nebulosidade variável, com temperatura máxima de 23°C e percentuais mínimos de umidade do ar próximos aos 51%.