Manhã de domingo (31) com sol entre nuvens e temperatura em elevação
31/08/2025 08:57 - Domingo
A manhã deste domingo (31), último dia de agosto, começou com céu nublado na madrugada e termômetros em torno dos 13,2°C. No extremo sul da Capital, região de Parelheiros-Marsilac, a mínima absoluta foi de 8,4°C e no centro da cidade fez 15,1°C. Hoje o sol vai predominar entre poucas nuvens, principalmente no período da tarde, favorecendo a elevação das temperaturas. A máxima deve ficar na casa dos 24°C, com índices mínimos de umidade relativa do ar ao redor dos 46%. O tempo seco vai garantir mais um dia sem chuva.
O banco de dados históricos do CGE da Prefeitura de São Paulo mostra que o acumulado médio de chuva em agosto até o momento é de 13,5mm, o que equivale a 44,7% dos 30,2mm esperados para o mês. Ainda de acordo com os dados do CGE, desde agosto de 2020, o mês não registrava chuva abaixo da média. Em relação às temperaturas, elas se mantiveram abaixo do esperado ao longo do mês, com uma pequena recuperação na segunda quinzena. Mínima de 12,4°C e a máxima de 23°C, sendo que a média histórica de agosto é de 13,4°C e 24,3°C.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
As simulações atmosféricas mais recentes indicam tempo seco, sem previsão de chuva, elevação das temperaturas e redução dos índices de umidade do ar, pelo menos até a próxima sexta-feira (05).
A segunda-feira (01), primeiro dia de setembro, deve começar com uma madrugada de céu nublado, termômetros em média na marca dos 15°C e sol entre poucas nuvens a partir do período da manhã. No decorrer do dia a temperatura máxima atinge os 25°C, enquanto os menores percentuais de umidade se mantém acima dos 45%.
A terça-feira (02) também será de tempo aberto desde as primeiras horas da manhã, com o predomínio de sol no decorrer do dia. As temperaturas oscilam entre mínima de 15°C na madrugada e a máxima deve chegar aos 26°C durante a tarde. A umidade do ar fica mais reduzida nas horas de maior aquecimento, com valores mínimos próximos aos 40%.