Notícias

Manhã de sol entre nuvens e temperatura em elevação em SP

19/09/2025 08:50 - Sexta-feira

A madrugada desta sexta-feira (19) começou com céu nublado e temperatura agradável na marca dos 16°C. O sol já predomina entre poucas nuvens no início da manhã, com previsão de temperatura máxima em torno dos 30°C no período diurno. Em contrapartida, os índices de umidade do ar entram em declínio, com valores mínimos ao redor dos 35% nas horas mais quentes do dia. No fim da tarde a nebulosidade aumenta um pouco mais, por conta da infiltração da brisa marítima, mas não há previsão de chuva.

De acordo com o banco de dados meteorológicos do CGE, setembro registrou até o momento 1,9mm de chuva, o que representa aproximadamente 2,8% dos 66,7mm esperados para o mês.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Próximos dias com predomínio de sol e consequente elevação da temperatura, com valores acima dos 30°C durante as tardes e redução dos índices de umidade do ar. As simulações mais recentes indicam pancadas de chuva no decorrer da próxima segunda-feira (22), primeiro dia da primavera, que começa às 15h19, horário de Brasília.

O sábado (20), também será marcado por tempo aberto, com predomínio de sol entre poucas nuvens desde o amanhecer. Na madrugada, os termômetros devem registrar média de 18°C e durante a tarde a temperatura máxima atinge os 31°C, com percentuais mínimos de umidade do ar próximos aos 33%. A nebulosidade aumenta no fim da tarde com a chegada da brisa marítima, o que pode gerar pequenos núcleos de chuva isolada e de curta duração.

No domingo (21), o cenário atmosférico será bastante semelhante, porém apresentando um ambiente pré-frontal, ou seja, aproximação de uma frente fria associada a um ciclone no oceano. Essa condição eleva os valores de temperatura, com previsão de mínima em torno dos 20°C na madrugada e máxima de 32°C durante a tarde. As taxas de umidade do ar entram em declínio nas horas mais quentes, com valores mínimos na faixa dos 30%. Durante a noite a nebulosidade aumenta, mas a probabilidade de chuva é bastante remota.