Tarde domingo (21) com forte calor e umidade baixa em SP
21/09/2025 15:21 - Domingo
A tarde deste domingo (21) segue com calor e sensação de tempo abafado na Capital paulista e cidades da RMSP. De acordo com as informações das estações meteorológicas automáticas do CGE, a temperatura máxima registrada até o momento é de 32,5°C, enquanto os menores percentuais de umidade do ar se mantêm ao redor dos 31%.
Imagens de radar mostram alguns núcleos de chuva com intensidade moderada, por vezes forte, ainda distantes da Capital, com deslocamento rápido e fluxo em direção à faixa leste paulista. Portanto, não se descarta a chance da ocorrência de pancadas isoladas no decorrer da tarde, inclusive no período da noite. Até o momento foram registradas muitas rajadas de vento em toda a Capital, mas ainda sem a presença de chuva. Alguns valores foram superiores aos 55km/h.
De acordo com o banco de dados meteorológicos do CGE, setembro registrou até o momento 1,9mm de chuva, o que representa aproximadamente 2,8% dos 66,7mm esperados para o mês.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
As simulações mais recentes dos modelos de previsão indicam que após a passagem da frente fria na segunda-feira (22) por São Paulo, será observado o ingresso do ar frio de origem polar, que vai trazer declínio acentuado das temperaturas, principalmente as máximas, entre a próxima terça-feira (23) e o domingo (28).
A primavera, que começa oficialmente às 15h19 na segunda-feira (22), será marcada pela passagem de uma frente fria, que estará associada a um ciclone extratropical no oceano, na altura da costa da Argentina. O sistema vai provocar chuva localmente moderada a forte, acompanhada de raios e intensas rajadas de vento, que podem superar os 70km/h, além de eventual queda de granizo durante as precipitações. As temperaturas estarão invertidas, ou seja, a máxima de 25°C será registrada na madrugada e a mínima de 17°C no fim da noite.
A terça-feira (23) ainda deve registrar chuviscos durante a madrugada e céu com muitas nuvens, com vento predominante de sudeste contra a costa paulista. Essa condição, associada ao ar frio polar, vai provocar o declínio acentuado das temperaturas. Mais uma vez a mínima será observada no período noturno com 14°C e a máxima de 18°C durante a tarde. O dia termina com muitas nuvens e sem previsão de chuvas significativas.