Capital paulista registra temperaturas elevadas e baixos índices de umidade do ar na tarde deste domingo (26)
26/10/2025 16:07 - Domingo
A tarde deste domingo (26) está sendo marcada por forte calor e baixos índices de umidade relativa do ar na Capital paulista. A temperatura média máxima atingiu 32,1°C, enquanto os valores de umidade do ar até o momento permanecem bem abaixo dos 30%, caracterizando desta forma, estado de atenção para baixa umidade em toda a Capital, decretado pela Defesa civil Municipal às 12h35. Já é possível observar a chegada da brisa marítima a partir do extremo sul da cidade, diminuindo gradativamente a temperatura e a consequente elevação dos percentuais de umidade, mas ainda de forma lenta.
Diante deste cenário, recomenda-se manter-se hidratado bebendo água, usar umidificadores em ambientes fechados, improvisando até mesmo o uso de toalhas molhadas. Evite praticar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h, e cuide da pele e das vias aéreas com hidratantes e soro fisiológico. Essa condição de ar seco atinge principalmente com maior frequência as crianças e os idosos.
De acordo com o banco de dados do CGE, outubro registrou até o momento 64,7mm de chuva, o que equivale a aproximadamente 57,7% dos 112,2mm esperados para o mês.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A passagem de uma frente fria, associada a uma área de baixa pressão nos níveis médios da atmosfera no início da próxima semana, muda o tempo em São Paulo. Essa condição meteorológica vai trazer chuva e declínio das temperaturas, além de melhorar a qualidade do ar.
A madrugada de segunda-feira (27) deve registrar termômetros em torno dos 18°C e maior quantidade de nuvens. A aproximação do sistema frontal mantém o dia com muitas nuvens, o que reduz a livre elevação da temperatura. A máxima se aproxima dos 27°C, com os percentuais de umidade do ar entre 42% e 95%. No decorrer do dia a previsão é de pancadas isoladas de chuva entre a tarde e à noite, de forma intermitente, com mudança gradual na direção dos ventos, que passam a soprar do quadrante sul.
Na terça-feira (28), já com a frente fria na costa paulista, a madrugada deve registrar muitas nuvens com chuviscos e termômetros na marca dos 17°C. A grande quantidade de nuvens e as áreas de instabilidade associadas ao sistema frontal, irão provocar pancadas isoladas de chuva, principalmente entre a tarde e à noite. A temperatura máxima prevista é de apenas 21°C e os índices de umidade do ar permanecem acima dos 70% no decorrer do dia.
